Cidade de SC entra em emergência após vazamento de ácido sulfônico

A Prefeitura de Joinville (SC) decretou situação de emergência após um tombamento de um caminhão carregado de ácido sulfônico atingir um rio, na manhã desta segunda-feira (29), e afetar o abastecimento da cidade.

O que aconteceu

O caminhão tombou na manhã de hoje na SC-418, na Serra Dona Francisca. O local é considerado área de proteção ambiental.

A carga de ácido sulfônico, considerada "altamente perigosa" pela polícia, afetou o rio Cubatão, que passa na região. O produto "avança com velocidade pelas águas", informou a prefeitura em nota.

A Estação de Tratamento de Água do rio foi fechada preventivamente. Isso deve afetar 34 bairros do município, informou a prefeitura.

Representantes de hospitais e unidades públicas de saúde estão reunidos para discutir o abastecimento. A prefeitura tenta organizar um plano de contingência para a distribuição de água potável para hospitais, prontos-socorros e outras unidades assistenciais.

Um gabinete de crise foi instituído e ainda não há um balanço das dimensões da contaminação do rio. O abastecimento só será normalizado após análises químicas das amostras de água provarem que não há risco para consumo.

Reservatórios em baixa. Por volta das 10h30, o nível dos reservatórios estava em média de 50%, o suficiente para quatro horas de consumo.

A SC-418 continua interditada nas proximidades do km 14, onde o acidente foi registrado. O motorista do caminhão, de 59 anos, teve ferimentos leves.

A Polícia Civil investiga o caso e vai apurar as causas e responsabilidades pelo acidente. O caso ficou com a Divisão de Crimes contra o Meio Ambiente da delegacia de Joinville.

Continua após a publicidade

De acordo com a delegada Tânia Harada, responsável pela investigação, o local já periciado e a empresa responsável pelo transporte já está identificada. Além disso, será pedida uma perícia no caminhão. O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) será oficiado para verificar eventual irregularidade no transporte da carga, informou a delegada.

11 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Alexandre Kise

Dano ambiental, prefeitos presos, bolsonaristas, golpistas.....SC não está fácil....

Denunciar

Walmor Barbosa Martins Jr

Isso acontece no Brasil inteiro. E só vai piorar com esse desgoverno.

Denunciar

Luiz Cleydson Segantini

Poxa vida esse rio tem uma agua tão cristalina... que pena esse acidente. Mas esse caminhão não deveria estar circulando por essa serra.

Denunciar