SP atinge 785 km de congestionamento e tem queda de árvores após chuva
A cidade de São Paulo deixou o estado de atenção para alagamentos perto do início da noite desta quarta-feira (31), após chuvas de diferentes intensidades atingirem o município, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura de São Paulo.
O que aconteceu
Cidade chegou a registrar 785 quilômetros de congestionamento no fim da tarde. No pico, a região mais afetada foi a zona sul, com 224 km, contra 181 km na zona leste. A zona oeste registrou 193 km, ante 147 km na zona norte, e 40 km no centro. Às 19h41, o congestionamento apresentava queda nas diversas regiões. A informação é da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Não há mais pontos de alagamentos. Nesta tarde e início da noite, a cidade registrou 13 pontos de alagamento, alguns deles intransitáveis, na cidade.
O Corpo de Bombeiros informou que ocorreram 112 chamados para quedas de árvores. Os acionamentos foram para as regiões de Ermelino Matarazzo, Cidade Ademar, Sacomã, Água Rasa, Vila Formosa, Mooca, Cangaíba, Tatuapé, Carrão, Vila Matilde, Belém, São Lucas, e Santo André, na Grande SP. Sete chamados foram para enchentes, em Cidade Ademar e Ferraz de Vasconcelos. As ocorrências foram para o período das 15h às 19h13 para a capital e Região Metropolitana.
Uma vítima foi retirada de um carro. A ação de populares ocorreu antes que a pessoa e o veículo fossem levados pela correnteza na Cidade Ademar, na zona sul, informou o Corpo de Bombeiros, que não precisou intervir na ocorrência. A vítima não ficou ferida.
Clientes reclamam de falta de energia. Procurada pelo UOL, a Enel informou que as fortes chuvas e as rajadas de vento afetaram o fornecimento de energia para "alguns clientes". As regiões de concessão da companhia mais afetadas foram leste e sul. "A distribuidora trabalha para normalizar o fornecimento de energia o mais breve possível para os clientes afetados".
Áreas de instabilidade vindas do interior perderam força na capital paulista após forte intensidade. Os radares do CGE mostravam chuva fraca com pontos moderados em toda a cidade nesta noite. Já as quedas de granizos foram registradas no Ipiranga (zona sudeste), no centro, na Capela do Socorro (zona sul) e Carapicuíba (região metropolitana).
Rajadas de vento atingiram o Aeroporto de Congonhas. O Campo de Marte, na zona norte, e as Estações Meteorológicas do Ipiranga, Sé, M'Boi Mirim, Lapa e Campo Limpo também lidaram com as rajadas. O alerta de transbordamentos de córregos terminou às 16h50.
Tendências para os próximos dias
Quinta-feira (1º) terá muita nebulosidade e pouco sol pela manhã. No período da tarde, pancadas de chuvas com moderada e forte intensidade devem ser registradas após áreas de instabilidade ganharem força. O dia também contará com possibilidade de formação de alagamentos e transbordamentos de pequenos rios e córregos. Durante a noite, as chuvas perdem a força. O dia terá a mínima de 19ºC e a máxima de 27ºC.
Cenário se repete na sexta-feira (2). A previsão é para muitas nuvens no período matutino, tempo abafado e chuva de moderada à forte durante a tarde. O potencial para alagamento e transbordamentos será alto. Os termômetros devem ficar entre 19ºC e 26ºC.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.