O que é cisalhamento, que pode ter feito prédio ser evacuado no litoral
Um prédio residencial em Praia Grande, no litoral de São Paulo, foi evacuado às pressas na tarde desta terça-feira (13) após o Corpo de Bombeiros informar que houve um "cisalhamento de três pilares". Apesar da informação da corporação, ainda não há um laudo que comprove a causa da ruptura do edifício.
O que é cisalhamento?
O cisalhamento é um tipo de deformação que ocorre em um material quando ele é submetido a esforços de corte. Isso acontece quando uma força é aplicada perpendicularmente à superfície do material, como um corte com uma faca. Essa força pode ser causada por vento, terremotos ou até mesmo o peso da própria estrutura.
Quando um material é submetido a esforços de cisalhamento, as camadas da sua superfície deslizam umas sobre as outras, resultando em uma deformação transversal. Isso pode levar ao aparecimento de trincas e à perda de resistência do material.
O cisalhamento é um fenômeno importante em várias áreas, como engenharia, física e materiais, pois pode afetar a resistência e a durabilidade de estruturas, como pontes, edifícios e outras construções.
O cisalhamento é o fenômeno resultante da força cortante, ou seja, a força que não ocorre na direção do elemento estrutural (no caso o pilar de cima para baixo) e é, portanto, inclinada. Fabiana Albano, engenheira civil e diretora de relações institucionais do CREA-SP
Ao se construir um prédio a força de cisalhamento sobre as estruturas de sustentação é prevista no dimensionamento, ela deve constar do projeto estrutural. Segundo a engenheira, é normal existirem esforços de todos os tipos numa edificação.
Precisamos apenas projetar, construir e usar da forma correta, com a boa engenharia. Se o projeto não for bem dimensionado, construído e utilizado, ocorrem problemas. No caso do edifício em Praia Grande, é preciso aguardar o laudo do engenheiro estrutural contratado pela construtora antes de confirmar qual tipo de ruptura ocorreu lá.
O que aconteceu
Um prédio residencial com 133 apartamentos foi evacuado às pressas na tarde desta terça-feira (13) em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Não há vítimas, de acordo com as autoridades.
Três colunas do prédio estariam recebendo uma carga maior do que de fato aguentam, afirmou o Corpo de Bombeiros. Houve um "cisalhamento de três pilares", segundo a corporação — ou seja, uma ruptura por esforços.
Foram registradas também rachaduras em paredes próximas às janelas. A caixa d'água foi esvaziada, e os carros retirados para aliviar o peso no edifício.
Não se sabe quais foram os motivos da sobrecarga. O Corpo de Bombeiros disse que as circunstâncias serão avaliadas em laudo estrutural de emergência. Já segundo a Defesa Civil do Estado, reparos emergenciais foram feitos após a evacuação para escorar as colunas danificadas. O objetivo, diz o órgão, é estabilizar a estrutura.
Não há risco iminente de desabamento, conforme avaliação da Defesa Civil de Praia Grande. A informação foi passada pelo Corpo de Bombeiros.
Também não há previsão para o retorno dos moradores a seus imóveis. Por volta das 18h20, a Defesa Civil liberou as famílias para retirarem documentos pessoais e animais domésticos que ficaram dentro dos apartamentos.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.