Conteúdo publicado há 9 meses

Advogado de SP exige 'experiência em relação abusiva' em vaga e é criticado

Um advogado proprietário de um escritório em São Paulo virou alvo de críticas após anunciar uma vaga para candidatos que atuem em processos "contra narcisistas" tendo como pré-requisito possuir "experiência em relacionamentos abusivos".

O que aconteceu

Vaga foi disponibilizada nas redes sociais e explica que esse tipo de "experiência" é para "facilitar o atendimento dos clientes". A vaga em questão é para advogado júnior, com salário de R$ 2.750 e, além do conhecimento em relações tóxicas, também pede experiência em petições, protocolos e audiências em família, consumidor e trabalhista.

Publicação com a vaga viralizou nas redes sociais após um internauta publicar em seu perfil no X. Segundo contou, sua amiga estava procurando estágio quando viu o anúncio. Nos comentários, houve críticas a esse tipo de pré-requisito pedido pelo escritório.

"Quer vaga de emprego? Mas você terá que reviver toda a sua trajetória enquanto vítima de abuso. Todos os dias", escreveu um internauta, em tom irônico. "Meu Deus, cada dia mais difícil arrumar estágio. Imagina a concorrência...", disse outra. "Inacreditável", afirmou um terceiro. "Será que não é experiência defendendo casos que envolviam relacionamentos abusivos? Não quero acreditar na outra possibilidade", opinou mais um.

Escritório rebate críticas

Após o caso circular nas redes, o dono do escritório, Artur Capano, se pronunciou em vídeo no Instagram. Ele disse se "orgulhar" de buscar um candidato que "tenha tido experiência com relacionamentos abusivos" para poder oferecer "atendimento humanizado".

E como é especializado em casos contra narcisistas, precisamos dar um apoio emocional para os clientes, ser mais delicado, emocional e acolhedor. Só quem já viveu um relacionamento abusivo na pele pode dar isso. Artur Capano, advogado

Capano, que alegou já ter vivido relação tóxica, ressaltou que esse tipo de relacionamento não se restringe a amorosos. "Não é só namorado e namorada, é também mãe, pai, irmão, avós. Principalmente, quem viveu relacionamentos muito longos sabe o que eu estou dizendo. (...) Posso lapidar essa pessoa, para que ela possa ser um profissional como qualquer outro".

Continua após a publicidade

Artur Capano também informou que já foram enviados mais de 400 currículos para preencher a vaga.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.