Enfermeiro negro registra BO após paciente recusar atendimento dele

Um enfermeiro que atua em um PA (Pronto Atendimento) de Araçariguama, interior de São Paulo, registrou um boletim de ocorrência contra um paciente por racismo e injúria racial. O homem teria se recusado a ser atendido pelo funcionário por ele ser negro.

O que aconteceu

O enfermeiro Joelson Nascimento se aproximava do paciente na manhã de sexta-feira (19), quando o homem se recusou a ser atendido por ele. Em um vídeo postado nas redes sociais, Nascimento diz que o paciente estava alterado e o agrediu verbalmente.

"Falou que se recusava a ser atendido por uma pessoa como eu". De acordo com o enfermeiro, o homem, em uma cadeira de rodas e acompanhado por uma mulher, xingou o funcionário e proferiu palavrões.

Câmeras de segurança registraram o momento. Nas imagens, o homem aparece na sala de espera e já discutindo com o enfermeiro. Na sequência, ele entra em uma sala para atendimento. Contudo, pouco tempo depois ele sai acompanhado da mulher e continua a xingar o enfermeiro.

Paciente queria a demissão do enfermeiro. Ainda segundo Nascimento, o homem quis agredi-lo e disse que iria até a prefeitura para pedir sua demissão.

Prefeitura emitiu nota repudiando episódio. Em uma rede social, a Prefeitura de Araçariguama disse que o caso "é desumano e completamente inaceitável".

As medidas cabíveis já foram tomadas e as imagens da câmera de monitoramento se encontram à disposição da justiça. A Gestão Municipal e todos os seus servidores e colaboradores se solidarizam com o profissional vítima dessa vil agressão
Prefeitura de Araçariguama, em nota

Caso registrado como injúria racial. O enfermeiro registrou, na tarde de sexta, um boletim de ocorrência contra o paciente na Delegacia de Polícia de Araçariguama.

O UOL não conseguiu contato com a defesa do paciente. Caso haja manifestação, o texto será atualizado.

Deixe seu comentário

Só para assinantes