Funcionários trabalham 18 h sem parar para retomar luz e internet no RS
Em meio a um lamaçal e destroços de casas espalhados pela cidade de Roca Sales, no Rio Grande do Sul, as calçadas têm postes novos. Acima desses postes, apoiados em escadas, funcionários de empresas responsáveis pela energia elétrica e pela internet eram vistos, nesta quarta-feira (15), fazendo a instalação das fiações para que a população volte o quanto antes a ter contato com a parte externa.
Um desses funcionários era Adriel Paulos, 23 anos, técnico externo da empresa que presta serviço de internet na região. Ele conta que, no começo da semana passada, quando os trabalhos começaram, o turno de serviço se iniciada às 7h e terminava à 1h do dia seguinte.
O serviço está começando a diminuir, mas normalmente totalizava 18 horas ininterruptas. "Estávamos indo até mais tarde para conseguir reconstruir a rede o mais rápido possível. As cidades daqui ficaram ilhadas, seja de energia elétrica, seja de internet", afirma.
O trabalho ocorre no Vale do Taquari, que abrange 40 municípios da região central do Rio Grande do Sul. "Aqui é uma das piores regiões, que foram mais atingidas. Claro, todo o estado foi, mas aqui foi bem castigado", diz. Ao todo, 90% dos municípios gaúchos foram de alguma maneira afetados pelas recentes enchentes.
A casa de Paulos, em Arroio do Meio, não foi afetada, mas, mesmo assim, o técnico não deixa de se emocionar com o que está acontecendo na cidade. "Durante o trabalho, você não tem um pensamento fixo. Você não pode pensar. Só fazer. Não tem muito o que pensar. Se você começar a olhar ao redor, ver casas que foram perdidas e tudo mais, você fica meio louco. Então, é bem caótica a situação agora", relata.
Deixe seu comentário