Conteúdo publicado há 21 dias

PF prende grupo que enviou 448 brasileiros aos EUA e movimentou R$ 59 mi

A Polícia Federal de Goiânia realizou, nesta quinta-feira (6), uma operação contra um grupo suspeito de levar ilegalmente centenas de brasileiros aos Estados Unidos e movimentar milhões de reais.

O que aconteceu

Quadrilha mantinha um esquema de contrabando de imigrantes para os EUA. Segundo a PF, entre 2013 e 2018 o grupo levou ilegalmente pelo menos 448 brasileiros para o exterior e movimentou cerca de R$ 59 milhões.

Grupo criminoso atuava em diversos estados do Brasil e também tinha representantes nos EUA. Conforme a investigação, os brasileiros eram levados para cruzar ilegalmente a fronteira do México com os Estados Unidos.

Criminosos lucravam com o pagamento pelo contrabando de imigrantes. Os interessados em entrar em território norte-americano pagavam aos membros da quadrilha, que facilitavam a travessia pela fronteira mexicana.

Muitos brasileiros que tentavam entrar ilegalmente foram detidos pelas autoridades migratórias. De acordo com a PF, apesar de terem efetuado o pagamento, boa parte desses migrantes não conseguiram cruzar a fronteira e foram deportados para o Brasil.

PF cumpriu 12 mandados judiciais nos endereços dos suspeitos em Goiânia e Anápolis — ambas em Goiás. Desse total, nove foram mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva. Um dos investigados teve o nome incluído na difusão vermelha da Interpol.

Os investigados poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal, lavagem de dinheiro e associação criminosas, cujas penas somadas podem ultrapassar 18 anos de reclusão. Como não tiveram os nomes divulgados, não foi possível localizar suas defesas. O espaço segue aberto para manifestação.

Deixe seu comentário

Só para assinantes