Loja onde pai de Doria criou Dia dos Namorados quebrou após obra de Maluf

Com o slogan "Não é só com beijos que se prova o amor", em 1948 as Lojas Clipper criaram o Dia dos Namorados no Brasil. A campanha, ideia do pai do ex-governador paulista, João Doria, firmou o 12 de junho como data de celebração dos apaixonados. A loja de departamentos chegou a ser uma das maiores de São Paulo e fechou as portas na década de 1970. A inauguração do Minhocão, na gestão do prefeito Paulo Maluf, é apontada como uma das razões que contribuíram com a falência.

Ascensão e queda das lojas Clipper

As lojas Clipper foram fundadas em 1941. Especializado na venda de roupas e acessórios femininos, o empreendimento foi criado pelo cearense Nilo de Souza Carvalho, um comerciante de destaque tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro. É atribuída a ele também a criação do crediário no Brasil: Nilo teria implantado o método de pagamento após uma viagem à Argentina, em 1926.

A Clipper foi um marco no centro de São Paulo. A loja nasceu na avenida Brigadeiro Luiz Antônio, mas, devido ao grande sucesso de vendas, precisou se mudar para um local maior: foi aí que o magazine se estabeleceu no largo de Santa Cecília, em um prédio logo ao lado da igreja.

Anúncio de desfile noturno nas lojas Clipper, com shows de Chico Buarque e Nara Leão
Anúncio de desfile noturno nas lojas Clipper, com shows de Chico Buarque e Nara Leão Imagem: Divulgação

Alfaiate britânico ajudou a Clipper a crescer ainda mais. A chegada de John King Wilson e as campanhas publicitárias inteligentes contribuíram para o crescimento da loja entre 1950 e 1954, época em que a Clipper se expandiu, com filiais no interior de São Paulo.

A loja tinha até uma linha própria de ônibus na capital. Com a mudança para o bairro de Santa Cecília, a Clipper se afastou do centro comercial de São Paulo. A solução foi a implantação de uma linha própria e gratuita de ônibus, operada pela antiga viação Breda. As conduções faziam o percurso de ida e volta entre a sede da loja e a Praça do Patriarca, na esquina com a Rua São Bento.

Panfleto das lojas Clipper anunciando descontos especiais pela inauguração do Minhocão
Panfleto das lojas Clipper anunciando descontos especiais pela inauguração do Minhocão Imagem: Divulgação

Após anos de sucesso, a Clipper chegou ao fim nos anos 1970. Diversos fatores teriam contribuído para a queda da loja. A morte de Nilo de Souza Carvalho, em 1974, e o contexto econômico da Ditadura Militar (com aumento da dívida externa e da inflação, que diminuíram o poder de compra) seriam alguns dos motivos — no entanto, alguns teorizam até que a inauguração do Minhocão (atual Elevado Presidente João Goulart) tenha afetado o desempenho da loja.

O elevado foi aberto em 1971, pouco antes do encerramento das atividades da Clipper. O viaduto foi obra da primeira passagem de Paulo Maluf pela prefeitura da capital paulista e tinha o objetivo de ligar as zonas leste e oeste sem semáforos, agilizando o trajeto. Sendo assim, houve uma mudança na dinâmica do trânsito nos entornos dos bairros onde o elevado foi construído, o que teria afetado e diminuído o movimento em lojas como a Clipper.

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O prédio onde ficava a Clipper ainda está de pé no largo de Santa Cecília. O local foi reformado e, até o ano passado, era uma agência do Banco Bradesco. Atualmente, no entanto, o prédio parece estar fechado, sem nenhuma atividade acontecendo no local.

Prédio Clipper ao lado da Igreja de Santa Cecília, em São Paulo
Prédio Clipper ao lado da Igreja de Santa Cecília, em São Paulo Imagem: Werner Haberkorn/Acervo do Museu Paulista da USP

A criação do Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados surgiu de um "vazio de comemorações comerciais". As lojas Clipper consideravam que, passados Carnaval e Dia das Mães, havia um buraco grande até um novo pico de vendas — que só ocorria no Dia dos Pais, em agosto.

Na década de 1940, ainda não havia por aqui um dia especial para casais apaixonados trocarem presentes. O Dia de São Valentim, celebrado em 14 de fevereiro e comum em outros países, não vingou na tradição brasileira.

A solução foi jogar o Dia dos Namorados para junho. A ideia teria sido de João Doria, pai do ex-governador de São Paulo (de mesmo nome): a agência do publicitário foi contratada pelas lojas Clipper para alavancar as vendas, e sugeriu uma campanha com a data para preencher o tal "vazio".

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A campanha criada em 1948 tinha o slogan: "Não é só com beijos que se prova o amor". O dia 12 foi escolhido pensando na ligação com Santo Antônio, celebrado em 13 de junho e para quem é comum fazer promessas para encontrar um amor.

O que era publicidade da Clipper, virou um sucesso copiado em todo o país. Em 2024, a Confederação Nacional do Comércio projeta que o volume de vendas de Dia dos Namorados deve ser de R$ 2,6 bilhões.

* Com informações de reportagens publicadas em 12/06/2023 e 11/06/2024.

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