Menina de 12 anos é baleada durante confronto entre PMs e criminosos no Rio

Uma menina de 12 anos foi baleada na noite de quinta-feira (13) durante um confronto entre policiais militares e criminosos na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Segundo a SMS (Secretaria Municipal de Saúde), seu estado de saúde é grave. A Corregedoria da PM diz ter instaurado um procedimento apuratório para investigar as circunstâncias do caso.

O que aconteceu

Criança voltava da aula de balé quando foi atingida, diz jornal. Familiares contaram ao Bom Dia Rio, da TV Globo, que a menina foi atingida nas costas, e o tiro saiu pela barriga. Ela foi encaminhada ao Hospital Municipal Evandro Freire, na Ilha, onde passou por uma cirurgia. Procurada, a direção do hospital disse ao UOL que "o estado de saúde da paciente é grave".

PM afirma ter reagido a um ataque a tiros de criminosos. Equipes do 17º BPM faziam um patrulhamento na Rua Brigadeiro Newton Braga para checar a denúncia de que traficantes locais estariam extorquindo motoristas de aplicativo. Os agentes foram "atacados a tiros por criminosos" e houve confronto, segundo alegam os policiais militares envolvidos.

Agentes foram informados após o confronto sobre a menina baleada. Ao UOL, a PM disse ainda que "os militares [envolvidos] foram ouvidos e os armamentos utilizados foram recolhidos". As armas apreendidas passarão por perícia, de acordo com a Polícia Civil. A Corregedoria da Polícia Militar informou ter instaurado um procedimento apuratório para investigar as circunstâncias do caso.

Polícia Civil quer analisar imagens das câmeras corporais dos PMs. A PM afirmou que, caso sejam solicitadas, "as imagens serão disponibilizadas". Segundo a Polícia Civil, a DHC (Delegacia de Homicídios da Capital) está ajudando nas investigações "para esclarecer os fatos". O caso foi registrado na 37ª DP (Ilha do Governador).

Os policiais militares foram ouvidos e narraram que, durante diligências para apurar denúncias de extorsões praticadas por traficantes contra motoristas, foram atacados na Comunidade da Pixunas. Houve confronto e, após o fim dos disparos, souberam de uma criança que havia sido atingida. As armas dos agentes foram apreendidas e serão enviadas para perícia. As imagens das câmeras corporais serão requisitadas para análise.
Polícia Civil, em nota

Equipes da unidade [17º BPM] realizavam patrulhamento na Rua Brigadeiro Newton Braga (...). Neste momento, os agentes foram atacados a tiros por criminosos e houve confronto. Posteriormente, os policiais foram informados que uma menina teria sido atingida por disparo de arma de fogo e socorrida ao Hospital Municipal Evandro Freire. (...) Vale ressaltar que a equipe utilizava câmeras operacionais portáteis e que, caso solicitadas para colaboração nas investigações, as imagens serão disponibilizadas.
Polícia Militar, em nota

Deixe seu comentário

Só para assinantes