Governo promete reabrir aeroporto de Porto Alegre em outubro com 50 voos
O ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, prometeu a reabertura parcial do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, a partir de outubro.
O que aconteceu
Inicialmente, haverá 50 voos diários, com promessa de "100% da operação" até dezembro. Os voos devem ocorrer das 10h às 22h, em 1,7 km de pista. Os outros 2 km serão liberados até o fim do ano, segundo o ministro. Antes da tragédia no estado, o aeroporto comportava até 160 voos por dia.
O aeroporto de Porto Alegre não recebe voos desde 3 de maio. O terminal foi totalmente afetado pelas chuvas, com a pista e o prédio ficando completamente alagados por um mês.
O Salgado Filho já está operando na área interna. Os passageiros conseguem fazer check-in e despachar bagagens e são encaminhados à base aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.
Em reunião na Casa Civil, a operadora Fraport reforçou o pedido de revisão de contrato. O objetivo seria uma espécie de restituição dos valores de danos que não serão cobertos pelo seguro. Segundo Costa Filho, se trata de um "reequilíbrio" num valor estimado em R$ 700 milhões. O debate foi feito hoje em reunião na Casa Civil.
Costa Filho não explicou como a restituição se daria. Sem entrar em detalhes, o ministro afirmou que as possibilidades "serão debatidas" junto à AGU (Advocacia-Geral da União) e validadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União). "Solicitamos que a AGU possa fazer um estudo da possibilidade de reequilíbrio ao lado da Anac [agência reguladora]. Até sexta-feira já teremos uma posição", disse o ministro.
Como está funcionando o aeroporto
Os passageiros usam apenas as portas 5 e 6. O check-in e o despacho de bagagem devem ser realizados na área internacional.
Traslado até a Base Aérea de Canoas é feito por ônibus. Ao fim do check-in, os passageiros sobem ao piso 3, entram na área de embarque internacional, seguem a inspeção de segurança e são guiados aos ônibus.
O desembarque em Canoas também é guiado ao terminal de Porto Alegre. De ônibus, os passageiros são transportados até a estação de ônibus do Salgado Filho para retirada de bagagens. Nenhum passageiro pode se deslocar até a base ou sair de lá sem acompanhamento.
O passageiro precisa se apresentar três horas antes do voo. O terminal funciona das 6h às 21h, e o processo de embarque se encerra uma hora e meia antes do voo.
Deixe seu comentário