Memorial: fachada da Boate Kiss é demolida 11 anos após incêndio

Onze anos após a tragédia que levou a morte de 242 pessoas na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), o prédio que dava lugar a casa noturna começou a ser demolido e será transformado em um memorial.

O que aconteceu

Homenagem às vítimas. O local, palco de uma das maiores tragédias do país, ocorrida em 27 de janeiro de 2013, será transformado em um memorial para homenagear as vítimas.

A construção do memorial deve ser concluída em abril de 2025. Escolhido entre 121 projetos em concurso nacional, o projeto do arquiteto Filipe Zeni funde os conceitos de edifício, memorial e praça em uma intervenção integrada.

O espaço contará com um jardim circular e 242 pilares em madeira, sendo cada um deles com o nome das vítimas da tragédia e suporte para flores. O memorial terá uma área de 383,65m².

Demolição da boate Kiss
Demolição da boate Kiss Imagem: MPRS

O projeto também prevê uma sala multiuso e um auditório com capacidade para 142 pessoas. Além disso, o prédio novo terá uma sala-sede da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Alguns itens da Boate Kiss foram preservados para fazerem parte do acervo. Essas peças foram selecionadas por integrantes da Associação AVTSM.

Antes da fachada ser demolida, avaliações técnicas apontaram que o prédio da boate oferecia riscos para as edificações próximas. A desconstrução e a remoção da cobertura e das paredes de alvenaria já havia sido feita. O serviço de demolição foi realizado por uma retroescavadeira hidráulica. Até o fim de semana, cerca de 40 caminhões deverão retirar o entulho.

Continua após a publicidade

A obra tem orçamento de R$ 4.870.004,68. A empresa vencedora do processo licitatório e responsável pela execução é a INFA Incorporadora Farroupilha, de Triunfo. Os custos são oriundos de verbas do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), do Ministério Público do Rio Grande Do Sul (MPRS). Há ainda uma contrapartida da Prefeitura de Santa Maria.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.