Incêndio consome 10 mil hectares na Chapada dos Veadeiros, em Goiás

Um incêndio que começou na última quinta-feira (5) já consumiu cerca de 10 mil hectares da Chapada dos Veadeiros e da Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, em Goiás. A área total do parque é de 240.611 hectares.

O que aconteceu

Equipes do ICMBio e do Ibama combatem as chamas. Com cerca de 10 mil hectares já consumidos pelo fogo, foram enviadas duas aeronaves utilizadas para o lançamento de água.

A dificuldade do Corpo de Bombeiros é conter o chamado "fogo subterrâneo". Os cerca de 55 brigadistas e voluntários encharcaram as áreas onde o fogo surge por causa da queima no subsolo. Eles também cavaram trincheiras em volta dos focos para impedir a propagação do fogo.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) chegou a emitir alerta vermelho para hoje na região. O perigo era a baixa umidade, abaixo de 12%, nos três estados do Centro-Oeste, o que facilita a ocorrência de incêndios florestais.

Além de combater o fogo na Chapada, as autoridades buscam os suspeitos pelos incêndios. "Quem vê essa situação dos incêndios florestais no estado, ela está sendo acompanhado pelo Gabinete de Crise, que foi instaurado pelo governador, em que temos a participação de várias instituições da Segurança Pública e outras pastas, de outras secretarias", afirmou à Agência Brasil o major Moura, do Corpo de Bombeiros de Goiás.

Ontem, a Polícia Militar conseguiu fazer a prisão em flagrante de três indivíduos, no interior do estado, que estavam provocando os incêndios.
Major Moura, dos bombeiros

Goiás é o quinto estado com mais focos de incêndio nas últimas 48 horas no Brasil. São 305 focos, atrás do Amazonas (313), Tocantins (979), Pará (2.290) e Mato Grosso (2763), segundo o Inpe (Intituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Três homens são presos

Homem é preso em Mineiros sob suspeita de atear fogo em vegetação
Homem é preso em Mineiros sob suspeita de atear fogo em vegetação Imagem: Polícia Militar/Divulgação

Ontem (7), o Corpo de Bombeiros registrou 42 incêndios em Goiás. A polícia prendeu três pessoas suspeitas de atearem fogo em região de florestas urbanas e rurais.

Continua após a publicidade

O primeiro caso foi em Caldas Novas, sul goiano. A polícia cita uma testemunha que denunciou um homem que ateava fogo em vegetação dentro de uma área urbana. O Batalhão Ambiental localizou o suspeito com um isqueiro e o encaminhou para o distrito policial.

A outra prisão foi em Itumbiara, sul de Goiás. Um homem foi contido pela população de um bairro ao ser flagrado colocando fogo em região de mata. Enquanto o Corpo de Bombeiros controlava o incêndio, a polícia o levou para a delegacia. O homem justificou o crime dizendo que "havia muita sacola plástica" no terreno.

Em Mineiros, um outro homem foi preso atear fogo em um terreno baldio. O suspeito já tinha provocado um incêndio no dia anterior e voltou a cometer o crime, ameaçando os vizinhos, disse a PM.

*Com Agência Brasil

Deixe seu comentário

Só para assinantes