Avião com 62 pessoas que saiu do PR cai em Vinhedo; não há sobreviventes
Do UOL, em São Paulo e em colaboração ao UOL, em Vinhedo (SP)
09/08/2024 14h01Atualizada em 10/08/2024 08h47
Uma aeronave com 62 pessoas caiu em Vinhedo (SP) na tarde desta sexta-feira (9), e não há sobreviventes, segundo o governo do estado. Confira a lista com os nomes das vítimas.
O que aconteceu
Entre os 62 ocupantes do avião estavam 58 passageiros e quatro tripulantes, informou a Voepass, responsável pelo voo. A aeronave tinha capacidade para 68 pessoas.
Todos os ocupantes da aeronave morreram. A informação foi confirmada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e pela prefeitura de Valinhos, que auxiliou na operação de assistência ao acidente aéreo.
Corpos das vítimas serão levados para o IML (Instituto Médico Legal) de São Paulo após perícia no local da queda. Em entrevista à imprensa, o secretário de segurança pública de São Paulo, Guilherme Derrite disse o deslocamento será realizado com apoio e escolta da Polícia Rodoviária Estadual. O deslocamento para a capital ocorrerá porque, segundo o secretário, há "setores que vão atender melhor o caso do que o IML de Campinas", com serviços de antropologia e odontologia legal, entre outros.
Avião saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). A decolagem da aeronave ocorreu às 11h50 e a previsão de aterrissagem era às 13h45.
Avião atingiu terreno em condomínio
Aeronave caiu no terreno de uma residência, localizada em um condomínio. Luiz Augusto de Oliveira, dono do terreno, disse ao UOL que ele estava em casa com a esposa e uma funcionária no momento da queda. Eles visualizaram fogo na aeronave e os corpos das vítimas no local.
Aeronave do modelo ATR-72 pertencia à Voepass Linhas Aéreas. Em nota, a companhia disse ter acionado todos os meios para apoiar os envolvidos e que "não há confirmação de como ocorreu o acidente". O avião decolou "sem nenhuma restrição operacional, com todos os seus sistemas aptos para a realização do voo", acrescentou.
Sete equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local. A ocorrência foi recebida às 13h25, segundo a corporação.
Vídeo mostra momento da queda. Nas imagens, gravadas por moradores da região do Distrito Industrial, é possível ver a aeronave despencando. A queda ocorreu na rua João Edueta, segundo o Corpo de Bombeiros.
Aeronave despencou quase quatro mil metros em dois minutos. O registro de voo do Flight Radar mostra que o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4 mil pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido pela plataforma. Pelo registro, é possível ver que a aeronave caiu pouco antes de pousar.
Familiares podem contatar Voepass pelo telefone
Familiares de passageiros podem contatar companhia aérea por telefone. Em nota, a Voepass disponibilizou o número 0800 9419712 para dar informações a parentes de passageiros ou colaboradores. O serviço funciona ininterruptamente, segundo a companhia.
Gabinete de crise foi montado no Aeroporto de Guarulhos. Em nota, a Polícia Federal informou que foi acionada para ocorrência e disse que agentes estão no local do acidente.
Aeroporto de Cascavel está em contato com famílias de possíveis vítimas. Em nota, o Aeroporto Regional de Cascavel informou que a Voepass é o único órgão que tem informações oficiais sobre o caso.
A ATR, empresa fabricante do avião, divulgou comunicado em seu site oficial poucas horas após o acidente. "A ATR foi informada de que ocorreu um acidente em Vinhedo, Brasil, envolvendo um ATR 72-500. Nossos primeiros pensamentos estão com todos os indivíduos afetados por este evento. Os especialistas da ATR estão totalmente engajados para dar suporte tanto à investigação quanto ao cliente."
Integrantes da Cenipa estão a caminho do local para investigar o acidente e auxiliar no resgate. Em nota, a Força Aérea Brasileira informou que representantes do órgão em São Paulo foram mobilizados para a ocorrência. Fabricado em 2010, o avião estava com situação regular na Anac. Em nota, a agência afirmou que monitora a prestação de atendimento às vítimas e aos familiares.
Lula faz homenagem
Presidente Lula faz homenagem às vítimas em evento oficial. Em evento na tarde desta sexta em Itajaí (SC), o presidente pediu um minuto de silêncio. "Acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo, com 58 passageiros e quatro tripulantes. Parecem que todos morreram.", disse.
Vice-presidente e ministro de Portos e Aeroportos também lamentaram o ocorrido. Geraldo Alckmin e Silvio Costa Filho usaram as redes sociais para se posicionar sobre o assunto.
Imprensa internacional repercutiu ocorrido. Entre os jornais que reproduziram os vídeos da queda estão o canal canadense CTV News, o jornal inglês The Mirror e o jornal USA Today.
O prefeito de Cascavel, Leonardo Paranhos, lamentou a tragédia. "É uma tarde muito triste para todos nós, lamentavelmente. Estamos aqui tomando as medidas necessárias de atendimento e informações aos familiares das pessoas de Cascavel e de outras cidades que estavam nesse voo".
Um posto de comando avançado foi montado pelo governo de São Paulo a 100 metros do local do acidente. O combate ao fogo foi finalizado.
O gabinete de crise conta com os seguintes representantes: secretário de Segurança, comandantes das polícias, Defesa Civil, Anac, Ministério dos Aeroportos e governo do PR.
"Parecia que estava caindo na minha casa", diz moradora
Moradora ouviu "várias explosões". A tosadora de cães Ana Lúcia, que mora no condomínio há 15 anos, afirmou que viu a aeronave caindo e ouviu a primeira explosão logo após a queda.
Só vi o avião caindo. Parecia que ele estava caindo em cima da minha casa.
Ana Lúcia, testemunha da queda do avião, ao UOL
Passageiros que perderam voo se emocionam. Em entrevista ao portal de notícias CGN, dois homens que chegaram atrasados no aeroporto afirmaram que foram proibidos de embarcar após chegar no local. Um deles chegou a discutir com a equipe do aeroporto.