Queda de avião em SP: 'Não há previsão para fim de resgate', diz secretário
O secretário de segurança de Vinhedo, Osmir Aparecido Cruz, afirmou ao UOL que não há previsão para o fim dos trabalhos de resgate de vítimas após a queda na aeronave com 62 pessoas a bordo, nesta sexta (9).
O que aconteceu
O secretário afirmou que não há informações sobre sobreviventes. "Estamos fazendo um gerenciamento da queda da parte principal do avião, a frente e o meio, a maior parte do avião, onde estava a maior parte das vítimas", disse ele.
Trabalho de resgate dos destroços da aeronaves e das vítimas envolve ao menos 180 agentes. "Estamos finalizando a parte de apagar o fogo, como a aeronave explodiu, pegou fogo na mata e no avião, havia corpos para fora", afirmou.
Equipe está focada na retirada de corpos da aeronave. "Precisa terminar de fazer a abertura da aeronave para retirar os demais corpos. Também vamos fazer varredura na área porque destroçou o avião", disse ele. "Não dá dizer pra até que horas vai o trabalho do regate."
Município tem dado apoio no fornecimento de água e reforços na segurança, segundo secretário. "Pessoalmente nunca tinha gerenciado um acidente do nível desse, uma tragédia sem tamanho, já que o avião caiu numa área urbana."
Como ocorreu o acidente
Entre os 62 ocupantes do avião estavam 58 passageiros e quatro tripulantes, informou a Voepass, responsável pelo voo. A aeronave tinha capacidade para 68 pessoas.
Aeronave saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). A decolagem da aeronave ocorreu às 11h50 e a previsão de aterrissagem era às 13h45.
Avião caiu em área de churrasqueiras do condomínio Recanto Florido, mas não há registro de vítimas fora da aeronave. A informação é do secretário de Defesa Social de Vinhedo, Osmir Aparecido Cruz, que esteve presente no local do acidente.
Aeronave do modelo ATR-72 pertencia à Voepass Linhas Aéreas. Em nota, a companhia informou que não há confirmação sobre como o acidente ocorreu nem sobre a situação atual das pessoas que estavam no voo. Sete equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local. A ocorrência foi recebida às 13h25, segundo a corporação.
Vídeo mostra momento da queda. Nas imagens, gravadas por moradores da região do Distrito Industrial, é possível ver a aeronave despencando. A queda ocorreu na rua João Edueta, segundo o Corpo de Bombeiros.
Aeronave despencou quase quatro mil metros em dois minutos. O registro de voo do Flight Radar mostra que o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4 mil pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido pela plataforma. Pelo registro, é possível ver que a aeronave caiu pouco antes de pousar.
Deixe seu comentário