Queda em Vinhedo é o acidente aéreo com mais mortes no mundo em 2024
A queda de um avião da Voepass em Vinhedo (SP) é o acidente aéreo mais fatal registrado em 2024, com 62 mortes.
O que aconteceu
Acidente que matou 58 passageiros e quatro tripulantes é o quinto mais fatal na história da aviação no Brasil. O avião operado pela Voepass saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP) na última sexta-feira (9). Quando faltavam cerca de 20 minutos para chegada ao destino, a aeronave despencou 13 mil pés (4.000 metros) em dois minutos. O avião caiu em um condomínio residencial em Vinhedo (SP) e pegou fogo.
Aeronave nepalesa caiu pouco tempo após decolar, deixando 18 mortos. Em 24 de julho, um avião CRJ-200, pertencente à Saurya Airlines, caiu logo após decolar de Katmandu, capital do país. O voo deveria durar 20 minutos e tinha como destino a cidade de Pokhara, onde seriam feitos trabalhos de manutenção. Entre os dois tripulantes e 17 passageiros, apenas o piloto sobreviveu.
Vice-presidente do Maláui e outras nove pessoas morreram em acidente de aeronave. O avião saiu da capital do país, Lilongwe, com destino ao Aeroporto Internacional de Mzuzu, mas desapareceu dos radares enquanto sobrevoava uma área de mata. Os destroços foram encontrados em uma colina da Floresta de Chikangawa, informaram as autoridades.
O levantamento desconsidera aeronaves abatidas em contexto de guerras. Um avião militar russo, por exemplo, caiu enquanto transportava prisioneiros de guerra para uma troca com os ucranianos. Em 24 de janeiro, a aeronave caiu na região de Belgorod, na fronteira da Rússia com a Ucrânia, deixando mortos todos os 74 ocupantes. Ministério russo da Defesa acusa Kiev de "ato terrorista ao abater um avião de transporte militar russo" e afirma que a Ucrânia sabia que a troca de soldados aconteceria naquele dia.
Com Reuters, AFP e RFI
Deixe seu comentário