Carlos Madeiro

Carlos Madeiro

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Acidente em Vinhedo é o 5º mais fatal da aviação no Brasil; veja a lista

O acidente com o avião ATR-72 da empresa Voepass em Vinhedo (SP) matou as 61 pessoas a bordo e se tornou o 5º mais mortal da história da aviação brasileira na história.

A aeronave levava 58 passageiros e 4 tripulantes em um voo que saiu de Cascavel (PR) e tinha como destino o aeroporto de Guarulhos (SP).

Veja lista dos outros 4 acidentes com mais mortes

  • 17 de julho de 2007

Voo 3054 da TAM - O Airbus A320 da TAM colidiu com um prédio da empresa após um pouso mal sucedido no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O acidente resultou em 199 mortes, incluindo 187 pessoas a bordo e 12 em terra.

  • 29 de setembro de 2006

Voo 1907 da Gol - Um boeing 737 da Gol colidiu com um jato Legacy 600 em voo sobre a Amazônia, resultando na morte dos 154 passageiros e tripulantes a bordo do voo da Gol. O Legacy conseguiu pousar com segurança.

  • 8 de junho de 1982

Voo 168 da VASP - O boeing 727 da VASP caiu próximo do aeroporto de Fortaleza, resultando na morte de 137 pessoas. O acidente foi causado por falha na tripulação e problemas com a visibilidade, que levaram o avião a chocar-se com a serra a 600 metros de altura..

  • 31 de outubro de 1996
Continua após a publicidade

Voo 402 da TAM - O avião Fokker 100, da TAM caiu pela manhã logo após deixar o aeroporto de Congonhas e matou 99 pessoas. A queda foi provocada por uma falha no reversor da turbina direita, que abriu durante a decolagem. Isso foi como acionar o freio no momento em que a aeronave precisava acelerar para ganhar mais sustentação.

Desastre Aéreo do Airbus-A320 da TAM: avião e hangar da companhia aérea TAM pegam fogo após aeronave da empresa sofrer um acidente ao tentar pousar no Aeroporto Internacional de Congonhas, em São Paulo (SP)
Desastre Aéreo do Airbus-A320 da TAM: avião e hangar da companhia aérea TAM pegam fogo após aeronave da empresa sofrer um acidente ao tentar pousar no Aeroporto Internacional de Congonhas, em São Paulo (SP) Imagem: Leonardo Wen /Folhapress/Leonardo Wen /Folhapress

Fora esses acidentes em solo nacional, pelo menos outros desastres também marcaram os brasileiros, mesmo com as quedas ocorrendo fora do país.

  • 11 de julho de 1973

O voo Varig 820 se acidentou pouco antes de tentar pouso de emergência no aeroporto de Orly, em Paris, na França, deixando 122 mortes e 11 feridos. Avião saiu de São Paulo e teve um incêndio em um dos banheiros, enchendo de fumaça o Boeing 707.

  • 1 de junho de 2009
Continua após a publicidade

Queda do voo da Air France 447 no oceano Atlântico (águas internacionais) após enfrentar problemas nos tubos de pitot e uma sequência de erros dos pilotos. O voo saiu do Rio de Janeiro e teve 228 mortos.

  • 28 de novembro de 2016

Queda do voo da Lamia deixou 71 mortos e seis feridos em La Unión, na Colômbia. O Avião que levava o time da Chapecoense para a final da Copa Sulamericana ficou sem combustível. .

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes