Mancha vermelha: veja como onda de calor vai atingir o Brasil dia por dia
Uma intensa onda de calor no início do mês de setembro deve se espalhar sobre o Brasil, fazendo com que as temperaturas cheguem a até 7,5°C acima da média histórica em algumas regiões.
O que aconteceu
A onda de calor pode ser ainda mais intensa que as duas anteriores que o país enfrentou no início de 2024 (em março/abril e maio), tanto em termos de duração quanto de temperaturas. Os limites de temperatura podem ser superados em muitas cidades, especialmente no interior do país, informou a Climatempo.
Na segunda-feira, dia 2 de setembro, o calor já deve ser 2,5°C acima da média em grande parte do Brasil, com exceção do extremo sul e do Nordeste. Em áreas pontuais de Roraima e Mato Grosso, a temperatura pode registrar até 5°C acima do normal.
No dia 3, a massa de ar quente começa a se intensificar, atingindo Paraná, Santa Catarina e a região norte do Rio Grande do Sul. A mancha de calor de 5°C acima da média se espalha por estados da região Centro-Sul do Brasil.
A temperatura intensificará no dia 4, com algumas áreas restritas no interior de São Paulo e Paraná registrando até 7,5°C acima do normal. Nas demais, o calor deve permanecer elevado em até 5°C acima da média. Em parte da região Nordeste, há previsão de lor de até 1 grau acima da média começa a se espalhar.
No dia 5, o calor de até 7,5°C acima da média deve permanecer estacionado sobre algumas cidades no norte do Paraná. O aumento de 1°C acima da média se espalha por mais cidades da região Nordeste.
O calor de até 5°C acima do normal deve atingir regiões pontuais do Amazonas e Pará no dia 6. Sobre algumas cidades do Paraná e São Paulo, há a possibilidade de bolsões de calor de até 7,5°C acima da média. Curiosamente, o calorão acima da média não deve atingir o litoral de São Paulo e grande parte do Rio Grande do Sul.
No sétimo dia da massa de ar quente, mais da metade do estado de São Paulo estará sob a influência de temperaturas 5°C acima da média histórica. Em praticamente todo o país, os termômetros devem marcar temperaturas de 1°C até 5°C acima do normal. Com exceção de parte do Nordeste e do estado do Rio Grande do Sul.
44°C no Mato Grosso
Segundo a Climatempo, a temperatura vai passar dos 42°C no Centro-Oeste e pode bater nos 40°C em áreas do Sudeste. Os estados de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso podem registrar 41°C a 44°C, sendo que os maiores valores são esperados para locais no sul de Mato Grosso e no oeste de Mato Grosso do Sul. Cuiabá poderá chegar aos 43°C e Campo Grande, aos 40°C.
O norte/noroeste do Paraná, áreas no centro-norte e oeste de São Paulo, o estado de Goiás, o oeste de Minas e o Triângulo Mineiro poderão registrar de 37°C a 40°C.
A cidade de São Paulo poderá ter calor de 34°C a 36°C e o Rio de Janeiro de 37°C a 39°C. Curitiba poderá ter calor de 30°C a 32°C e Goiânia de 37°C a 39°C. No Tocantins, Pará e Rondônia, são esperadas temperaturas de 38°C a 41°C.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.