Conteúdo publicado há 3 meses

Apagão em SP e Guarulhos foi causado por pipa, diz Eletrobras; veja vídeo

A Eletrobras informou, nesta segunda-feira (2), que o apagão que atingiu quase 1 milhão de pessoas em São Paulo e Guarulhos, no sábado (31), foi provocado por rabiola de uma pipa.

O que aconteceu

Vídeo mostra o momento do incidente ocorrido no fim de semana. A queda do corpo da pipa provocou o primeiro curto-circuito e o acionamento dos sistemas de proteção que impedem danos maiores aos equipamentos.

Rabiola da pipa construída com linha metálica caiu 12 segundos depois. Isso causou um novo curto-circuito e o segundo acionamento de equipamentos de proteção que, conforme previsto, levou ao desligamento total da subestação de Guarulhos, composta por dois barramentos. Isso atingiu a rede das distribuidoras Enel, que atende a capital paulista, e EDP, que atua em Guarulhos.

A interrupção de carga aconteceu às 17h31, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). Vários bairros das duas maiores cidades do estado ficaram sem luz. Isso teria afetado 13,5% dos clientes em Guarulhos e 8% dos clientes na capital. Ao todo, cerca de 942,5 mil clientes foram afetados.

Aneel diz que "evento será objeto de fiscalização para identificação das causas e apuração de responsabilidades". Em nota, a Agência Nacional de Energia Elétrica acrescentou que acompanha o processo de recomposição das cargas de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS), transmissoras e distribuidoras envolvidas, e está em permanente contato com as equipes das empresas responsáveis.

31.ago.2024 - Praça da Bandeira, no centro de São Paulo, é um dos pontos atingidos por apagão
31.ago.2024 - Praça da Bandeira, no centro de São Paulo, é um dos pontos atingidos por apagão Imagem: Reprodução Threads/@baladaforte

Metrô, CPTM e Aeroporto de Cumbica operaram normalmente. A circulação de trens e metrôs e a operação no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, não foram afetadas. Já houve o restabelecimento da energia em alguns locais, mas outros pontos permanecem sem luz.

A recomposição total da carga foi concluída às 19h58, conforme o ONS. "Assim que identificou a situação, o Operador iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. A recuperação do serviço foi sendo concluída por fases. A recomposição da carga iniciou às 17h33. Às 19h37, foi concluída a recomposição das cargas da EDP-SP [Guarulhos] e as 19h58 das cargas da Enel-SP [capital paulista]."

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.