BH tem tempo seco, clima de deserto e calor de 35°C; fumaça cobre cidade
A capital mineira registrou calor acima dos 30°C e um clima de deserto, segundo dados divulgados pela Defesa Civil, nesta terça-feira (3). Uma nuvem de fumaça também cobriu boa parte da cidade.
O que aconteceu
Dados foram obtidos na estação da prefeitura instalada na Cidade Administrativa. Belo Horizonte registrou 34,6°C, considerada a maior temperatura do dia, às 14h55. Já a umidade relativa mínima do ar ocorreu entre 14h50 e 15h05, quando alcançou os 12%, índice comparável aos de deserto.
O clima desértico é caracterizado por baixa umidade relativa do ar. Os índices, nestes casos, costumam variar entre 9% e 12%. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que a umidade relativa do ar fique acima de 60%.
Belo Horizonte completa 137 dias sem chuva. Uma fumaça também cobriu a capital mineira nesta terça, piorando ainda mais o ar na região. Isso ocorre devido à onde de incêndios ocorridos em várias localidades.
Segundo a Defesa Civil, a previsão para BH, nesta quarta-feira (4), de céu claro com temperatura diurna elevada e baixa umidade do ar, à tarde. Na capital mineira, a temperatura mínima prevista será de 15 °C e a máxima de 34 ºC. A umidade relativa do ar mínima pode chegar aos 10%, à tarde.
Orientação em caso de umidade baixa
- Hidrate-se muito bem!
- Prefira sempre alimentos leves, frescos e evite frituras.
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
- Evite atividades físicas ao ar livre, exposição ao sol entre 10 e 17 horas e banhos quentes;
- Procure um especialista em caso de problemas respiratórios.
- Em caso de incêndio em mata ou floresta ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros Militar (193).
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.