Conteúdo publicado há 7 meses

Questões de concurso em Macaé (RJ) são anuladas por conteúdo machista

Duas questões da prova de concurso público da Prefeitura de Macaé (RJ), aplicada neste domingo (13), foram anuladas após o conteúdo delas ser considerado machista.

O que aconteceu

As questões geraram revolta na população e discussão nas redes. Elas faziam parte do exame de língua portuguesa para cargos de professor e foram elaboradas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), responsável pelo concurso.

A primeira pedia para que o candidato assinale a resposta que ''não contém uma crítica ao fato de a mulher falar demais''. Entre as opções, estão frases como: ''A língua da mulher não cala nem depois de cortada'' e ''Há mil invenções para fazer as mulheres falarem, e nem uma só para as fazer calar''.

A outra questão pretendia que o inscrito identificasse sentenças de comparação. Algumas das respostas disponíveis eram: ''A mulher é como um defeito de natureza'' e ''as mulheres são como robôs: têm no cérebro uma célula de menos e, no coração, uma célula a mais''.

Questão 4
Questão 4 Imagem: Reprodução / Redes Sociais

A Prefeitura de Macaé repudiou o material e o chamou de ''ofensivo''. A direção ainda disse que as questões das provas não são aprovadas por ela, sendo restritas à FGV.

A Fundação Getúlio Vargas publicou um comunicado informando sobre a anulação. A instituição justificou a decisão dizendo que elas não estavam ''alinhadas aos princípios da Fundação'', e explicou que "a respectiva pontuação será atribuída a todos os candidatos".

118 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Antonio Araujo da Silva

Absurdo! Uma instituição como FGV, deixar algo tão grotesco como isso passar. Não existe um padrão a ser seguido nas questões? E o controle sobre o resultado final, também não existe? Espero que o Ministério Público, investigue os responsáveis para que sejam afastados dessa função. Demonstram não serem dignos dessa tarefa 

Denunciar

Cleonildo Sena Santos

FGV fazendo cara de paisagem. H IP ó CRI tas!

Denunciar

George Geraldo Bernardino da Silva

São questões maldosas, ilógicas, ignorantes e machistas. Talvez seja o caso até de providenciar um exame médico em quem formulou essas questões, a fim de verificar se poderiam atuar na área intelectual de formular questões de concurso. Porque até um leigo na área da psicologia poderia constatar que quem formulou as questões perdeu na noção da consequência pelos atos que pratica.  Sem descartar outras medidas legais.

Denunciar