Defesa Civil emite alerta para alagamentos e desabamentos no estado de SP
A Defesa Civil emitiu alerta, nesta quarta-feira (23), para alagamentos e desabamentos em algumas regiões do estado de São Paulo.
O que aconteceu
Alerta emitido à população está previsto para quinta (24) e sexta-feiras (25). A previsão é de chuva forte e rajadas de vento e risco de alagamentos e desabamentos. Ventos podem ultrapassar 70 km/h.
O tempo chuvoso pode atingir as seguintes regiões: Baixada Santista, Região Metropolitana, Litoral Norte e outras áreas do estado.
Para estados de alerta, a Defesa Civil pede às pessoas para seguirem as orientações de segurança.
- Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos
- Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d'água e quiosques
- No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs
- Evite tomar banho durante a tempestade
- Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos
- Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas alagadas
- Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta
- Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência
Capital entra em estado de atenção
As zonas norte e leste, o centro e a Marginal Tietê, em São Paulo, entraram em estado de atenção para alagamentos a partir das 16h55 (horário de Brasília) desta quarta-feira (23).
Deslocamento de precipitações vindas do interior paulista é lento, porém, contínuo em direção à capital paulista. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climática), órgão da Prefeitura de São Paulo, nas próximas horas é possível ter precipitações com intensidade de moderada a forte e formação de alagamentos. Rajadas de vento não são descartadas.
CGE também aponta que precipitações inicialmente isoladas também podem se generalizar pela cidade. O centro indica que a população evite transitar em ruas alagadas, não enfrente correntezas, fique em lugar seguro e se mantenha longe da rede elétrica e de árvores, pois há risco de queda.
Deixe seu comentário