SP deixa estado de atenção após chuva forte; duas pessoas desaparecem
A cidade de São Paulo permaneceu em estado de atenção para alagamentos entre 20h24 e 23h22, segundo informação divulgada pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão da prefeitura responsável pelo monitoramento das condições meteorológicas. Até o fim da noite, pelo menos 44 mil imóveis permaneciam sem energia elétrica na capital.
O que aconteceu
Chuva forte atingiu todas as regiões da capital paulista. O alerta foi emitido para as zonas norte, sul, leste, oeste e a região central, além das marginais Pinheiros e Tietê.
Precipitação se intensificou nas cidades próximas à Grande São Paulo. O volume que cai na região é considerado de nível moderado. Na cidade de São Paulo, a chuva ocorre de forma moderada e generalizada. Durante a noite o tempo segue instável e na ocasião da chuva pode ocorrer rajadas de vento e descargas elétricas.
Às 23h, Enel contabilizava 44.599 imóveis sem energia elétrica em sua área de concessão. Desses, 36.662 são clientes apenas da capital paulista. A distribuidora disse ter mobilizado 2.500 mil profissionais de campo a partir desta quinta para atender eventuais ocorrências.
Clientes reclamaram da falta de energia nas redes sociais. "Vem consertar a luz enel, eu imploro!", disse um deles. "A luz indo e voltando desde às 16h, mas, às 19h, foi e não voltou mais. Saindo cedo hoje graças a Enel", afirmou um segundo. "Eu com fome e a luz acaba. Muito bom. Gratidão Enel", relatou um terceiro.
a luz indo e voltando desde 16h mas de 19h ela foi e nao voltou mais, saindo cedo hj graças a enel ??
-- branquela (@_rezendethay) October 24, 2024
Duas pessoas estão desaparecidas
O Corpo de Bombeiros disse que homem caiu em córrego na divisa entre Jandira e Itapevi na quarta-feira (23). A segunda vítima foi levada pela enxurrada nesta quinta (24) na rua Silvio Moro, no bairro Anhanguera, em Campinas (SP), onde houve relatos de alagamentos nos Córrego Piçarrão e Córrego Serafim.
Equipes do Corpo de Bombeiros fazem as buscas nos dois casos.
Tempo instável causa estrago no interior
Rajadas de vento fizeram o teto do Centro de Exposições de Avaré (SP) ceder. Imagens mostram que as colunas de ferro que servem de apoio para a estrutura ficaram retorcidas, e o teto do galpão acabou desabando. Não foram registradas vítimas na ocorrência.
Fortes ventos destruíram a cobertura de um posto de combustível em Gabriel Monteiro (SP). Foram registradas, ao todo, quedas de 15 árvores em vias públicas da cidade.
Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo para tempestades no Estado. A mancha do aviso, que começou ao meio-dia, deve valer até as 10h de sexta. A previsão é de acumulados de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia; bem como ventos intensos que podem atingir 100 km/h, além de queda de granizo.
Tempo seguirá instável todo estado devido à atuação da frente fria e da umidade proveniente da região amazônica. Como o solo já se encontra encharcado devido aos acumulados nas últimas 24 horas, a Defesa Civil recomenda atenção em áreas mais vulneráveis, pois há risco para transtornos.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberMaiores acumulados de chuva registrados entre 12h e 18h*
- Areias: 40mm
- Guaratinguetá: 29mm
- São Luís Do Paraitinga: 27mm
- Aparecida: 27mm
- São Bento Do Sapucaí: 25mm
- Cafelândia: 23mm
- Avaré: 22mm
- Potim: 21mm
- São José do Barreiro: 20mm
Cuidados em áreas de alagamento
O CGE pede às pessoas para seguirem algumas orientações, que podem minimizar o caso em momentos de alagamentos. São eles.
- Evite transitar em ruas alagadas
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.