Conteúdo publicado há 29 dias

Cigarros e outros derivados do tabaco têm novas fotos de advertência; veja

As embalagens de cigarros e outros produtos derivados do tabaco ganharam novas imagens de advertência. Empresas têm até 2 de novembro de 2025 para se adequarem.

O que aconteceu

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou na quarta-feira (30) as novas mensagens e imagens de advertência para as embalagens, expositores e mostruários de produtos derivados do tabaco. Os novos modelos têm validade de três anos, aplicando a produtos fabricados até 1º de novembro de 2027.

São sete novas mensagens de advertência para embalagens, abordando os diversos problemas de saúde relacionados ao fumo. Segundo a nota da Anvisa, "as alterações têm como objetivo promover a conscientização e alertar para os malefícios causados pelo uso de produtos fumígenos derivados do tabaco."

As mensagens possuem um título, uma frase de advertência, uma frase de efeito e uma imagem impactante. Nas embalagens, o título consiste em apenas uma palavra: "ameaça", "sofrimento", "dor", "agonia", "morte" e "angústia".

Verso das embalagens de cigarro irão apresentar sete novas imagens e mensagens de advertência
Verso das embalagens de cigarro irão apresentar sete novas imagens e mensagens de advertência Imagem: Reprodução/Anvisa

A frente e a lateral dos maços de cigarro também ganharam um novo desenho. Agora, é apresentado um QR code, que leva a um site com as advertências em áudio. A frase "Este produto causa câncer" foi substituída por "Cuidado! Este produto causa dependência."

Novo padrão para embalagens de cigarro foi apresentado pela Anvisa
Novo padrão para embalagens de cigarro foi apresentado pela Anvisa Imagem: Reprodução/Anvisa

Para os mostruários, foram quatro novas imagens e mensagens apresentadas. As frases usadas focam nos danos à saúde pública e nas consequências do fumo passivo.

As quatro novas advertências que estarão presentes em mostruários de produtos derivados do tabaco
As quatro novas advertências que estarão presentes em mostruários de produtos derivados do tabaco Imagem: Reprodução/Anvisa
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A Anvisa justifica que as advertências precisam ser atualizadas de forma recorrente para manter a eficácia desse tipo de comunicação. "As advertências sanitárias consistem em uma das campanhas de comunicação em saúde mais efetivas já desenvolvidas no país, tendo colaborado de forma significativa para a política de saúde pública de combate ao tabagismo", diz a nota.

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