'Inacreditável, coisa de país dominado pelo narcotráfico', diz especialista
É chocante a audácia de assassinar uma pessoa que está embarcando em um aeroporto, analisou o professor Rafael Alcadipani, da FGV (Fundação Getulio Vargas), durante participação no UOL News 2ª Edição, do Canal UOL, nesta sexta-feira (8).
O empresário Antônio Vinícius Lopes Gritzbach, ameaçado de morte pelo PCC (Primeiro Comando da Capital), foi assassinado na tarde de hoje no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. Ele era o pivô de uma guerra interna na facção criminosa. Ao menos três outras pessoas ficaram feridas no ataque, informou o DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa), da Polícia Civil.
Quando acontece uma coisa como essa, que é um absurdo, sob qualquer lógica, não é aceitável ser morta dentro de um aeroporto. Isso é coisa de país dominado pelo narcotráfico. A gente precisa de articulação, de esforços, a gente precisa que as vaidades políticas fiquem de lado.
[Precisamos] Que a organização política não fique esse jogo de empurra, de falar que a culpa é da Justiça, que a culpa é do governo estadual, governo federal, ficar esse empurra-empurra. É preciso ação concreta para o enfrentamento ao crime organizado.
Rafael Alcadipani, professor da FGV
Um morto e três feridos
A vítima foi identificada como o empresário Antônio Vinícius Lopes Gritzbach, ameaçado de morte pelo PCC, informou o colunista do UOL Josmar Jozino. Ele era o pivô de uma guerra interna na facção criminosa e foi alvo de um atentado no Natal do ano passado.
SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo informou que o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) e a Deatur (Delegacia de Atendimento ao Turista) investigam as circunstâncias do homicídio.
Autoridades investigam se ele foi assassinado a mando do PCC, mas não descarta outras possibilidades, como queima de arquivo, já que havia assinado acordo de delação premiada e tinha vários inimigos agentes públicos, a quem disse ter pago altos valores em propinas.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.