Topo

RJ: 20 anos após deixar Câmara, Rogéria Bolsonaro não consegue se eleger

Rogéria Bolsonaro, primeira esposa de Jair Bolsonaro - Reprodução
Rogéria Bolsonaro, primeira esposa de Jair Bolsonaro Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, no Rio

16/11/2020 02h19

A tentativa de Rogéria Bolsonaro, ex-mulher e mãe dos três filhos políticos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), de voltar à Câmara Municipal do Rio, acabou frustrada mais uma vez.

Vinte anos após ser derrotada pelo filho Carlos Bolsonaro, Rogéria tentou ocupar uma das 51 cadeiras do Palácio Pedro Ernesto, mas obteve apenas 2.034 votos. Ela ficou na 229ª posição.

Há 20 anos, para boicotar a ex-mulher, Jair Bolsonaro lançou a candidatura de Carlos Bolsonaro, então com 17 anos. Na ocasião, Carlos alcançou mais de 16 mil votos, enquanto Rogéria fez apenas 6.000.

Começava a vida política de Carlos, que foi eleito agora para seu sexto mandato. O filho 02 de Bolsonaro foi o segundo vereador mais votado nesta eleição, mas obteve votação 34% menor ante 2016.

Mãe de Flávio Bolsonaro, Carlos Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro, Rogéria praticamente não teve apoio dos filhos nas redes sociais.

Seu maior apoio veio do deputado estadual Anderson Moraes (PSL), que fez campanha com Rogéria nas ruas. A ex-mulher de Jair é sua assessora parlamentar na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).