Crivella terá de dar direito de resposta ao PSOL por fake news de pedofilia
A Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro determinou que o candidato à reeleição a prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), publique em sua conta no Facebook direito de resposta ao PSOL após proferir notícia falsa contra o partido.
Em vídeo ao lado do deputado federal Otoni de Paula (PSC), Crivella afirmou que o PSOL assumiria a Secretaria Municipal de Educação em um eventual governo de Eduardo Paes (DEM), seu adversário no 2º turno, e pregaria a pedofilia nas escolas.
Crivella tem 12 horas, a partir da oficialização da condenação, para publicar a resposta do PSOL. O candidato também terá de retirar do ar o vídeo em que profere as ofensas contra o partido, sob multa diária de R$ 10 mil caso não cumpra a decisão. Até o momento, as acusações ao partido não foram excluídas.
"O vídeo publicado nas redes sociais causa desinformação e veicula ao público notícia sabidamente inverídica, tentando incutir na mente do eleitor tal informação de pedofilia nas escolas com assunção do PSOL", explica a sentença.
"Por fim, sustenta que a alegação de que o requerido imputa ao candidato Eduardo Paes que esse institucionalizaria a pedofilia nas escolas é manobra que tira de contexto as falas do candidato Crivella e que os dois pastores estão a conversar sobre ideologia de gênero", conclui a decisão.
O UOL entrou em contato com a assessoria de imprensa de Crivella e com o PSOL. Porém, até o momento, não obteve resposta.
PRE denuncia Crivella e vice por difamação e propaganda falsa em campanha
A PRE (Procuradoria Regional Eleitoral) denunciou Crivella e sua candidata a vice Andrea Firmo, ambos do Republicanos, por difamação e propaganda falsa. A campanha é acusada de atribuir a Paes fatos ofensivos à sua reputação (difamação eleitoral) e fatos que sabem inverídicos para influenciar o eleitorado (propaganda falsa).
A acusação foi apresentada incialmente para apurar se o atual prefeito cometeu crime contra a honra contra a candidata Renata Souza (PSOL) durante debate no primeiro turno. Segundo a PRE, Crivella frisou que as falas do atual prefeito sobre 'kit gay' e 'liberação de drogas' são notícias falsas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.