Topo

'Supermito', 'Ciranha', 'Lulatman'; veja memes dos candidatos à Presidência

Bolsoranger, Ciranha e Lulatman Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

18/08/2022 04h00Atualizada em 18/08/2022 11h02

Faltando pouco mais de 40 dias para as eleições, os candidatos à Presidente da República começam a tomar as redes sociais em forma de memes. Alguns foram criados pelas próprias campanhas, outros por críticos e fãs, alguns misturam personagens famosos e super-heróis.

Melhores colocados nas pesquisas de intenções de voto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT) já foram retratados como "Lulatman", 'Supermito", "Ciranha" e 'Bolsoranger'.

A tentativa de associar os candidatos à personagens da cultura pop tem sido comum, feito pelas campanhas oficialmente ou mesmo por apoiadores. Os opositores acabam sendo associados à vilões a serem combatidos. Além disso, a ação pode partir da estratégia de conquista do eleitorado jovem e da utilização das redes sociais como forma de chamar a atenção para as campanhas.

Relacionadas

Veja alguns exemplos:

"Supermito"

O personagem foi postado pelo filho e deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) em suas redes sociais. Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro da Paraíba fizeram um aeromodelo que simula o presidente como se fosse um super-herói.

No vídeo, o veículo voa por um campo aberto, com uma trilha sonora de fundo e o título "Supermito" aparecendo.

Ciranha e Ciro Mestre dos Magos

Um perfil entitulado como "Cartunista Tímido" fez a animação que causou grande repercussão ao colocar Ciro como o Homem-Aranha, sendo o "Ciranha", o ex-presidente Lula como Batman - "Lulatman" - tenta convencê-lo a desistir das eleições, enquanto "Bolsoringa" aparece em cena para interagir com eles.

Uma outra montagem feita por um apoiador de Ciro Gomes, no entanto, não teve boa aceitação do público, pois colocava o candidato como Mestre dos Magos, do desenho Caverna do Dragão. Porém, a personagem é conhecida por desparecer nos momentos mais cruciais da trama.

Nesta sátira, há a representação de uma série de figuras políticas, como Lula, Bolsonaro, a candidata ao Senado Damares Alves (Republicanos), o candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT), o ex-presidente Michel Temer (MDB) e o candidato à vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Bolsonaro Super-Homem e Michelle Mulher-Maravilha

No ano passado, após polêmica quando a DC Comics revelou que o filho do personagem Super-Homem era bissexual e compartilhou uma imagem dele beijando outro personagem homem, diversos políticos conservadores e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro protestaram nas redes sociais contra suposto "incentivo à homossexualidade" por parte da editora. Michelle Bolsonaro compartilhou em seus stories uma montagem em que ela aparecia como Mulher-Maravilha e o seu marido como o Super-Homem.

No entanto, nas HQs as personagens não são um casal, algo que foi apontado por algumas pessoas.

Montagem compartilhada pela primeira-dama que coloca Bolsonaro como Super-Homem e Michelle como a Mulher Maravilha Imagem: Reprodução/michellebolsonaro


DumbleLula

O candidato ao governo estadual do Rio de Janeiro Marcelo Freixo (PSB) publicou uma arte utilizando o universo da saga Harry Potter. Diferentemente das montagens acima, esta não foi apenas compartilhada pelo político, mas sim produzida por sua equipe.

Freixo aparece como o protagonista e Lula, seu aliado, como Dumbledore, o diretor da escola de bruxaria frequentada por Harry. Ao mesmo tempo colocava os vilões da saga como os seus rivais políticos.

Bolsoranger

O senador Flávio Bolsonaro (PL) publicou em suas redes sociais uma montagem em que coloca o pai, o presidente Jair Bolsonaro, como se fosse um power ranger. A imagem repercutiu, mas muitos ridicularizaram o meme.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Supermito', 'Ciranha', 'Lulatman'; veja memes dos candidatos à Presidência - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Eleições 2022