Topo

Prazo leva Nunes a maratona de entregas e Boulos a anúncio com ministros

Os pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) Imagem: Danilo Verpa/Folhapress e Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

05/07/2024 04h00

O calendário eleitoral levou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), a montar uma verdadeira maratona de entregas e inaugurações para esta sexta-feira (5). O pré-candidato Guilherme Boulos (PSOL) vai marcar presença em evento do governo federal ao lado dos ministros de Lula (PT).

O que aconteceu

Nunes agendou seis compromissos — entre entregas de obras e inaugurações. A agenda extensa inicia ainda pela manhã, 8h30, em Guaianases, extremo leste da cidade e encerra às 19h, no Butantã, zona oeste.

Boulos participará de um anúncio sobre ações para o programa Cozinha Solidária com os ministros Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral). Antes do evento, eles irão distribuir refeições na hora do almoço em um bairro do extremo sul da capital.

A agenda de anúncios e inaugurações dos pré-candidatos ocorre devido ao fim do prazo eleitoral. A legislação determina que "qualquer candidato" é proibido de participar de eventos dessa natureza três meses antes do primeiro turno — o que este ano, significa, a partir de 6 de julho.

O fim do prazo dificulta estratégias das pré-campanhas. O entorno de Nunes acredita que a maior vantagem do emedebista é usar a máquina ao seu favor. Boulos, que tenta reforçar o apoio de Lula a sua pré-candidatura, tem de deixar de participar de eventos com anúncios do governo federal.

Eventos de outras naturezas estão liberados, afirma Renato Ribeiro de Almeida, da Abradep (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político). "Inaugurações são proibidas inclusive para oposição", explica o advogado.

Datafolha divulgado em maio mostra que Boulos e Nunes estão empatados tecnicamente, com 24% e 23%, respectivamente. Na sequência aparecem o apresentador José Luiz Datena (PSDB), com 8%, a deputada federal Tabata Amaral (PSB), 8%, e o empresário Pablo Marçal (PRTB), 7%. A margem de erro é de três pontos para mais ou menos.

Nunes fez uma série de inaugurações na última semana do prazo eleitoral Imagem: Edson Lopes Jr/Secom

Maratona de entregas

Nunes acelerou o ritmo de entregas nas últimas semanas. Na terça (2) e quarta (3), foram quatro inaugurações diferentes pela cidade em cada dia. Entre elas estão, a abertura de UBSs (unidades básicas de saúde) e entregas de obras. Para efeito de comparação, em meses anteriores a agenda do prefeito chegou a ter três eventos por semana.

O emedebista tem feito uma série de entregas em bairros da periferia e busca emplacar uma marca para sua gestão. As inaugurações de armazéns, programa que oferece a venda de alimentos com preços abaixo do mercado, estão entre essa tentativa. O programa Vila Reencontro, que funciona como moradia transitória, também teve destaque nas últimas semanas.

Para hoje, a programação de Nunes prevê a inauguração de centro de acolhida especial em Guaianases e duas Vila Reencontro. À tarde, o prefeito vai entregar o novo trecho do corredor de ônibus Itaquera-Líder e novas faixas azuis na zona leste. No final do dia, ele irá anunciar as 680 famílias selecionadas para dois condomínios do conjunto Reserva Raposo, na região oeste.

Boulos ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e da ministra do Meio Ambienta, Marina Silva (Rede) Imagem: Leandro Paiva/Divulgação

Apoio do governo Lula

A agenda desta sexta-feira (5) reforça o movimento do governo federal no apoio a pré-candidatura de Boulos. Os ministros de Lula anunciarão ações para o programa das cozinhas solidárias — que foi inspirado em uma ação do MTST, berço político de Boulos. O psolista foi responsável também por relatar o projeto de lei na Câmara, que criou o programa.

Presença de Lula e dos ministros na pré-campanha é também para ajudar a atrair votos em outros grupos de eleitores, como da periferia e de evangélicos. Boulos já esteve em eventos com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente), Alexandre Padilha (Relações Institucionais). Reportagem do UOL mostrou que para o presidente a eleição de Boulos é uma das prioridades do ano.

Boulos tem discursado em eventos ao lado de Lula. No último sábado (29), a chapa esteve na agenda de início das obras do instituto federal Cidade Tiradentes, na zona leste, e também no anúncio de investimentos para expansão do Metrô para o Jardim Ângela, na região sul. A pré-candidata a vice, Marta Suplicy (PT), também participou.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Prazo leva Nunes a maratona de entregas e Boulos a anúncio com ministros - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Eleições 2024