Após debates, Marçal supera interesse por Bolsonaro no Google
O candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) superou o interesse pelo ex-presidente Jair Bolsonaro no Google após os debates, afirmou o colunista José Roberto de Toledo no Análise da Notícia desta terça (20).
Toledo fez um levantamento no Google Trends com os cincos principais candidatos à Prefeitura de São Paulo para comparar os cenários antes e depois dos debates. A ferramenta mede o grau de interesse que as pessoas têm por um determinado assunto, usando como indicador a quantidade de buscas que elas fazem por uma pessoa ou por um tema.
O interesse pela eleição paulistana, medido pelas buscas dos nomes dos cinco principais candidatos, cresceu nada menos do que quase sete vezes, entre antes dos debates e depois dos debates. Até julho, o interesse era nulo, ninguém estava nem aí. Aí teve uma semana no começo de agosto, depois que as convenções partidárias foram realizadas e que os nomes dos candidatos vieram à tona, que deu uma aumentadinha no interesse.
Já aí, o Marçal tinha um interesse... Se você somar as buscas pelos cinco, ele já detinha 59% das buscas, ou seja, tinha mais do que todos os outros somados, e ainda sobrava. Mas a quantidade era relativamente pequena de buscas.
Toledo explica que depois do primeiro debate realizado pela Band o interesse pela eleição subiu rapidamente, assim como as buscas por Pablo Marçal.
O interesse pela eleição cresceu assustadoramente, e o interesse por ele cresceu muito também. O saldo líquido, para não entrar muito na numeralha, é que o interesse pela eleição subiu mais de cinco vezes. Agora, alguns candidatos subiram mais do que outros.
Quem se prejudicou? O Ricardo Nunes, o atual prefeito, porque embora ele tenha subido junto com a maré, como o interesse geral pela eleição subiu, o dele subiu também, o interesse por ele subiu só duas vezes. O interesse pela Tabata, completamente fora do páreo, ninguém falava dela, subiu sete vezes. Por quê? Porque ela antagonizou no segundo debate contra o Pablo Marçal e no terceiro, que os caras não foram, o Datena não foi, o Boulos não foi, o Nunes não foi, ficou só a Tabata e o Pablo Marçal, e ela faturou com isso.
O resumo da ópera é o seguinte, o Marçal está escolhendo seu candidato para disputar contra, que é o Boulos, e a Tabata está vindo na esteira. O Nunes e o Datena foram os que menos se beneficiaram desse aumento do interesse geral pela eleição, e o Marçal deu um salto, multiplicou a sua curiosidade sobre ele. Então ele realmente é o grande beneficiário.
Toledo também usou o Google Trends para fazer uma comparação nacional com os nomes de Pablo Marçal, Boulos, Tabata, Lula e Bolsonaro. O levantamento mostrou que Pablo Marçal gera mais interesse que Bolsonaro.
Desde os debates, o Marçal tem mais interesse, gera mais interesse do que o Bolsonaro e está gerando, começou a gerar mais interesse que o Lula também. É um fenômeno, é um fenômeno nacional, não é um fenômeno regional ou municipal, entendeu?
Então, na minha visão, o Pablo Marçal, ele é um franco atirador nessa eleição, mas o objetivo dele não é 2024, o objetivo dele é 2026. José Roberto de Toledo, colunista do UOL.
O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja abaixo o programa na íntegra:
Deixe seu comentário