Topo

"Vou levar muitas lições", diz adolescente do Alemão convidado a discurso de Obama no Rio

Fabíola Ortiz<br>Especial para o UOL Notícias<br>No Rio de Janeiro

20/03/2011 19h39

Para o adolescente Rene Silva, 17, morador do Complexo do Alemão, no Rio, assistir de perto ao discurso do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no Theatro Municipal, na Cinelândia, foi uma "experiência única". Silva foi um dos convidados pelo consulado norte-americano para presenciar o pronunciamento.

“Foi uma experiência muito nova para mim, vou levar muitas lições para casa do que aconteceu hoje”, disse ao UOL Notícias o estudante do segundo ano do ensino médio e editor do jornal "A Voz da Comunidade". Com a edição de 2.000 exemplares, o jornal impresso conta hoje com blog e Twitter e se tornou famoso por ter feito a cobertura em tempo real durante a ocupação do Exército e da forças policiais no Alemão, em novembro do ano passado.

Aos 17 anos, Rene cobre como repórter a realidade de sua comunidade, onde vivem cerca de 100 mil pessoas. Ser convidado para integrar um grupo seleto do único discurso de Obama no Rio de Janeiro foi "um grande privilégio", definiu.

“O que me chamou atenção foi o Obama dizer que o futuro é hoje e depende de nós. O que me marcou mais foi quando ele falou do brasileiro, que somos pessoas do bem, que tentam ajudar uns aos outros e que estão evoluindo cada vez mais”, afirmou.

Rene elogiou a apresentação artística do grupo cultural Afroreggae, que “representou bem o Rio de Janeiro”. Os convidados, segundo o adolescente, “gostaram de ter visto o presidente Barack Obama".

Além de convidado, Rene conta que também obteve autorização para sua equipe comparecer ao Theatro Municipal a trabalho. Foi acompanhado da redatora Gabriela Santos, 13, e do repórter Renato Moura, 15. “Já tuitamos de lá ao vivo em tempo real e publicamos também entrevistas”, disse.