Topo

Operação destruiu 30% da capacidade militar de Gaddafi, diz Otan

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

05/04/2011 10h13

As operações dos ocidentais na Líbia destruíram 30% das capacidades militares do regime de Muammar Gaddafi desde o início da intervenção em 19 de março, afirmou nesta terça-feira um general da Otan em Bruxelas.

"Destruímos 30% da capacidade militar das forças pró-Gaddafi", informou o general Mark van Uhm, citando uma avaliação feita pelo comandante das operações na Líbia, general Charles Bouchard.

A Otan realizou um novo bombardeio aéreo contra forças leais ao ditador líbio Muammar Gaddafi a cerca de 30 km a leste do porto petroleiro de Brega, onde há dias ocorrem duros combates pelo controle da cidade, a 800 km da capital Trípoli, nesta terça-feira. Também hoje , as forças rebeldes da Líbia cercaram Brega pela primeira vez em dias.

O ataque aconteceu às  9h (4h, no horário de Brasília), provocando a destruição de duas caminhonetes das forças de Gaddafi, que atuavam em uma área desértica. O bombardeio não causou vítimas. Os soldados que ocupavam os veículos conseguiram fugir.

 Segundo um porta-voz do grupo de rebeldes, Mustafá Geriani, os insurgentes devem retomar Brega em breve. Geriani afirma que as tropas leais ao líder Muammar Gaddafi não estão recebendo armamentos e munições, estão desmoralizadas e os rebeldes controlam os acessos à cidade em três pontos diferentes.

Ontem (4), os EUA retiraram seus aviões de ataque que participavam da coalizão internacional na Líbia, informou o Pentágono, após Washington prorrogar por 48 horas suas ações contra as forças de Gaddafi.

Inicialmente, os EUA previam retirar seus aviões e mísseis Tomahawk da operação líbia no final de semana, mas a pedido da Otan, prosseguiram com os ataques até esta ontem.

O pedido da Aliança Atlântica, que assumiu o comando da operação, foi provocado pelo mau tempo sobre a Líbia nos últimos dias.

A partir das 22h (19h, no horário de Brasília) de ontem, nenhum avião americano (de ataque) saiu em missão, anunciou o capitão Darryn James, porta-voz do Pentágono.

A força aérea americana ainda participa das operações sobre a Líbia com aviões de abastecimento em voo, interceptação de comunicações e vigilância.

Petroleiro chega a reduto rebelde para ser carregado

Um petroleiro com capacidade para um milhão de barris deve atracar nesta terça-feira na cidade petroleira de Tobruk para executar o primeiro carregamento de combustível da zona rebelde da Líbia em 18 dias, informou a empresa especializada en dados marítimos Lloyd's List.

"Há um petroleiro que deve chegar nesta terça-feira ao terminal petroleiro próximo de Tobruk. É tudo o que sabemos no momento", declarou Michelle Wiese Bockmann, analista de mercados da Lloyd's List, à agência de notícias France Presse.

"O tamanho do petroleiro corresponde a um milhão de barris de petróleo, o que equivale a 120 milhões de dólares", completou.