Topo

Inundações provocadas pelas cheias do rio Mississipi causam primeira morte nos EUA

Do UOL Notícias

Em São Paulo

19/05/2011 16h07

Um homem de 69 anos foi encontrado morto na região central de Vicksburg, no Estado americano do Mississipi. Segundo as autoridades, esta seria a primeira morte decorrente das cheias do rio Mississipi, o maior rio dos Estados Unidos e cujo transbordamento está atingido diversas cidades americanas há mais de uma semana.

A vítima, identificada como Walter Cook, morreu na madrugada desta quinta-feira, no River Region Medical Center, em Vicksburg. Ele foi diagnosticado com "hipoxia [falta de oxigênio no cérebro], provocado por afogamento".

Dois bombeiros encontraram o corpo de Cook e o transportaram em um bote até o hospital. Segundo a equipe de resgate, o corpo estava boiando quando foi encontrado.

Apesar de esta ser a primeira morte relacionada às cheias do rio Mississipi, centenas de pessoas tiveram suas vidas afetadas pelas inundações.

Muitos moradores foram obrigados a abandonarem suas casas e agora esperam, em abrigos, que o rio baixar seu volume. O que pode levar dias, semanas e até mais de um mês para acontecer.

"Só Deus sabe quando o volume de água vai diminuir. É muita água", disse Steven Cole à MSNBC. Ele e a família já estão a duas semanas no abrigo montado pela Cruz Vermelha.

Mais de 4.800 pessoas deixaram suas casas devido às cheias do Mississipi, 2.000 só em Vicksburg. De acordo com a Agência de Emergência do Mississipi, o número total de desabrigados pode chegar a 6.000.