Topo

Mineiros chilenos pedem indenização ao Estado por acidente em mina

Do UOL Notícias

Em São Paulo

15/07/2011 17h48

Um grupo de 31 mineiros dos 33 que ficaram presos durante 69 dias no desabamento de um mina no norte do Chile entraram com uma ação contra o Estado chileno por negligência e dano moral.

"Queremos, agora, que reconheçam o que sofremos no fundo da mina, assim como nossas famílias", disse a jornalistas o mineiro Luis Urzúa.

No total, os mineiros exigem uma indenização de 7,7 bilhões de pesos chilenos (cerca de 26,4 milhões de reais), sendo que cada um dos 31 mineiros receberia uma quantia de 250 milhões de pesos chilenos.

A ação foi apresentada nesta sexta-feira pelo advogado dos mineiros, Edgardo Reinoso, segundo informações do jornal chileno "La Tercera". De acordo com ele, a favor os mineiros têm o fato de que muitas irregularidades foram denunciadas sobre a mina.

Eles acusam o Serviço Nacional de Geologia e Minas, conhecido como Sernageomin, de não inspecionar previamente as condições de trabalho da mina San José, onde aconteceu o acidente.

"Sernageomin, lamentavelmente, não fez bem seu trabalho e isso tem que ser esclarecido, tem que haver justiça", disse o mineiro Mario Sepúlveda à publicação.

"Estamos entrando com uma ação só contra essa entidade, porque, pessoalmente, sou muito agradecido ao presidente", completou.

"Todos sabem que em 2005 e em 2007 houve muitas mortes nesta mina, e desde então tornou-se perigosa, sempre foi", disse o mineiro Claudio Yáñez à "CNN" do Chile.