Topo

Jovem francês é detido depois de danificar ponte em Praga

Do UOL Notícias

Em São Paulo

30/08/2011 12h33

Um turista francês de 26 anos foi detido no último fim de semana em Praga, na República Tcheca, depois de danificar uma escultura barroca na ponte Charles, inaugurada em 1357 e a mais antiga ponte construída em pedra no país. O jovem escalou uma estátua e quebrou partes que não eram feitas de pedra. Os prejuízos para recuperar a obra podem chegar a US$ 3 mil.

A ponte já tinha havia sido alvo de vândalos em novembro de 2009 quando um homem bêbado quebrou parte da mesma escultura de São João de Matha, fundador da Ordem da Santíssima Trindade. Contudo, os problemas com as réplicas de imagens de santos católicos, dispostas dos dois lados da ponte começaram antes disso. Por conta de outro ataque, as estátuas passaram a ser monitoradas por câmeras a partir de 2007.

A ponte tem 520 metros de extensão, ligando as duas partes da cidade sobre o rio Vltava. Originalmente, era chamada de “Ponte de Pedra”. Sua construção foi ordenada por Charles 4º e, ao longo dos séculos 17, 18 e 19, tornou-se uma galeria de estátuas barrocas de santos.