Topo

Chanceler francês pede reunião do Conselho de Segurança para falar sobre Irã

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

09/11/2011 06h15

O ministro francês de Relações Exteriores, Alain Juppé, afirmou nesta quarta-feira (9) que a convocação do Conselho de Segurança da ONU para discutir o programa nuclear iraniano é imperativa.

O chanceler francês pediu também que sejam adotadas “duras sanções” contra o Irã depois do último relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). O aguardado relatório, apresentado ontem, reforça os argumentos de países que defendem mais pressão sobre o regime do Irã.

A AIEA, agência sediada em Viena que conduz há oito anos uma investigação acerca do programa nuclear iraniano, divulga com este relatório, pela primeira vez, uma série de elementos que reforçam as suspeitas ocidentais sobre o alcance militar dessas ações.

A agência manifesta "sérias preocupações" em relação ao programa nuclear iraniano, apoiando-se em informações "confiáveis".

Os Estados Unidos também advertiram na terça-feira (8) que poderão tomar novas medidas contra o Irã, após o relatório da AIEA assinalar que Teerã trabalha para obter uma arma nuclear.

*Com informações da agência AFP