Topo

Mais uma pessoa é presa no esquema de grampo de tabloide britânico

Do UOL Notícias, em São Paulo

30/11/2011 13h26

A polícia britânica informou nesta quarta-feira que prendeu uma mulher ligada ao esquema de grampos telefônicos do tabloide "News of the World". 
 
A mulher foi identificada como Bethany Usher, 31, ex-correspondente do jornal de Rupert Murdoch em Manchester, no Reino Unido. Bethany é a 18ª pessoa a ser presa nas investigações das escutas telefônicas ilegais feitas pelo tabloide.
 
Atualmente, ela dá aula na Universidade de Teesside. Segundo a polícia, ela foi detida por conspiração no esquema de grampos. O último jornalista a ser preso na investigação foi o repórter esportivo Raoul Simons, em setembro. As informações são do "The Guardian".
 
O "News of the World" é acusado de realizar durante anos uma espionagem de telefones celulares de famosos, jornalistas e outras pessoas com o objetivo de conseguir reportagens exclusivas. 
 
Um inquérito está em andamento em Londres, onde testemunhas, envolvidos e vítimas do esquema estão prestando depoimento. Nessa primeira parte, o inquérito servirá para recomendar mudanças na maneira como a mídia no Reino Unido é regulada. A segunda parte, ainda sem data para começar, será aprofundada no caso dos grampos telefônicos praticados pelo jornal.