Com melhora na economia, vila espanhola decide manter azul "Smurf" nas casas
O vilarejo de Júzcar, perto de Málaga, na Espanha, foi transformado há seis meses depois de ser escolhida para as filmagens de “Os Smurfs 3D”. Com todas as casas pintadas de azul, a localidade se transformou na Vila dos Smurfs.
A produtora Sony fez um acordo pelo qual devolveria a vila ao seu estado original, com as casas pintadas de branco. Mas, os moradores decidiram deixar tudo como está. Uma votação foi feita e a maioria decidiu manter as casas azuis: foram 141 votos a favor, quatro nulos e seis brancos; só 33 pessoas votaram a favor de terem de volta a cor branca em seus lares. O resultado oficial, contudo, deverá ser anunciado apenas na próxima sexta-feira (23).
O resultado era esperado. Isso porque, desde que o filme foi lançado, em meados deste ano, o vilarejo virou uma grande atração turística, contabilizando mais de 80 mil visitantes. A população assumiu tanto a ideia que alguns habitantes chegam a se vestir de Smurfs.
O prefeito, David Fernandez, passou a ser chamado de “Papai Smurf”. Ele vê “muitos benefícios” na mudança da cor da vila, que agora diferencia Júzcar de todas as outras vilas brancas que compõem a paisagem do sul da Espanha.
“Melhorou a economia local, nossa alegria, nossos sonhos e nossos níveis de emprego. Graças à cor azul, nós agora somos conhecidos no mundo todo”, disse Fernandez à mídia espanhola. As opiniões contrárias, o prefeito credita ao fim da tranquilidade habitual do povoado.
A transformação da vila exigiu permissão especial do governo regional da Andaluzia e até do arcebispo local, já que a igreja de Júzcar também foi pintada de azul, assim como o cemitério e a fachada da prefeitura. No total, cerca de 250 imóveis foram pintados para as filmagens.
*Com informações dos jornais El Mundo e The Telegraph
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.