Topo

Em comunicado, Colômbia e Farc marcam para novembro a 2ª fase das negociações de paz

Membros do grupo que negocia um acordo de paz entre o governo da Colômbia e as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) participam de coletiva de imprensa em hotel de Oslo, na Noruega. A primeira fase de negociação começa no país escandinavo e depois segue para Cuba - Audun Braastad/Efe
Membros do grupo que negocia um acordo de paz entre o governo da Colômbia e as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) participam de coletiva de imprensa em hotel de Oslo, na Noruega. A primeira fase de negociação começa no país escandinavo e depois segue para Cuba Imagem: Audun Braastad/Efe

Do UOL, em São Paulo

18/10/2012 14h01

Representantes do governo da Colômbia e das Farc (Forças Revolucionárias Armadas da Colômbia) divulgaram um comunicado oficializando o início das conversas para o acordo de paz e apresentaram a data da próxima etapa das negociações, prevista para acontecer em novembro.

"Reunidos em Oslo (Noruega) os porta-vozes do Governo da Colômbia e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, Exército do Povo, Farc, estabelecemos a instalação pública da mesa de negociações encarregada de desenvolver o acordo geral para o fim do conflito e a construção de uma paz estável e duradoura", diz o comunicado, lido pelo representante cubano Abel Garcia.

Assim como a Noruega, Cuba também participará das negociações a partir da segunda fase, em 15 de novembro, quando tem início da discussão sobre o primeiro tema da agenda, o desenvolvimento agrário.

Para acertar os detalhes desse encontro, "as partes designarão porta-vozes que se reunirão no dia 5 de novembro em Havana (Cuba) para realizar os trabalhos preparatórios necessários".

Leia o comunicado conjunto na íntegra: 

"1. Reunidos em Oslo (Noruega) os porta-vozes do Governo da Colômbia e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, Exército do Povo, Farc - EP, estabelecemos a instalação pública da mesa de negociações encarregada de desenvolver o acordo geral para o fim do conflito e a construção de uma paz estável e duradoura. Desta maneira, começa formalmente a segunda fase.

2. Desenvolvimento agrário integral é o primeiro tema da agenda e será abordado a partir do dia 15 de novembro em Havana (Cuba).

3. As partes designarão porta-vozes que se reunirão no dia 5 de novembro em Havana para realizar os trabalhos preparatórios necessários.

4. Agradecemos a hospitalidade dos países fiadores deste processo, de Noruega e Cuba, e o generoso apoio dos países acompanhantes: Venezuela e Chile. 

Oslo, Noruega, 18 de outubro de 2012."