Topo

Dois dos sêxtuplos nascidos no México morrem; sobreviventes estão em estado grave

Enfermeira ajuda Salud Romero, 31, mulher que deu à luz sêxtuplos no México - Enrique Castro/AFP
Enfermeira ajuda Salud Romero, 31, mulher que deu à luz sêxtuplos no México Imagem: Enrique Castro/AFP

Do UOL, em São Paulo

17/01/2013 11h27Atualizada em 17/01/2013 11h34

Dois dos sêxtuplos nascidos há uma semana no México morreram, e os outros quatro bebês seguem em estado muito grave, informa nota da Secretaria de Saúde do Estado de Michoacán, divulgada nesta quinta-feira (17).

A dona de casa Salud Romero, 31, deu à luz na última quinta (10) na cidade de Morelia, doze anos depois de dar à luz quádruplos.

Rosalba Martínez Luviano, médica do Hospital de la Mujer de Morelia, disse que dois dos quatro recém-nascidos sobreviventes estão em ventilação assistida e correm risco de morrer.

Os dois que estão fora da ventilação, embora em melhor situação, ainda não podem ser avaliados como estáveis pela prematuridade extrema e danos nos pulmões, acrescentou.

O pedreiro Yosio Salinas Rodriguez, 22, pai das crianças que ganha entre R$ 200 e R$ 300 por mês, vai receber apoio financeiro mensal do Estado, ajuda com as fraldas, com as despesas dos funerais dos bebês e vai ganhar uma cama para o casal.

Filhos sem nome

As quatro meninas e dois meninos nasceram por cesareana e foram direto para a encubadora. Os bebês estavam com cerca de 30 centímetros de comprimento, peso entre 500 e 900 gramas e estavam subnutridos.

Os bebês ainda não têm nome. "Vamos discutir isso depois que eles estiverem fora de perigo", disse o pai.

"Estou muito feliz, mas também preocupado com a saúde das crianças e como é que vamos fazer para nos sustentar financeiramente. Achávamos que Salud estava grávida de quíntuplos e estamos surpresos com a sexta criança", completou.

Salud estava com 27 semanas de gravidez. Ela também é mãe de outras três crianças: dos quádruplos, apenas dois sobreviveram e, antes dos sêxtuplos, ela teve mais um filho.