Data do conclave não deve sair na segunda-feira, diz porta-voz do Vaticano
A data de início do conclave não deve ser divulgada na segunda-feira (4), segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. A primeira reunião de cardeais para preparar o conclave, que vai eleger o sucessor de Bento 16, está marcada para segunda às 9h30 (5h30 no horário de Brasília).
Uma carta de convocação foi enviada aos 115 cardeais eleitores. Lombardi afirmou, em coletiva de imprensa na manhã desta sexta, que ainda não tem informações sobre quantos cardeais já estão no Vaticano. Segundo ele, os demais que ainda faltam devem chegar neste final de semana.
Os cardeais aptos a votar são aqueles que têm menos de 80 anos, dos quais cinco são brasileiros. Podem faltar apenas aqueles que justificarem a ausência ao Vaticano.
Em relação às missas programadas no período de Sede Vacante, quando a Igreja Católica fica sem papa, Lombardi informou que as que acontecem normalmente aos domingos estão mantidas, mas que não está prevista nenhuma cerimônia especial até a eleição do novo papa.
Para marcar o período de Sede Vacante, quando a Igreja Católica fica sem papa, o Vaticano produziu selos e envelopes especiais como itens de colecionador. Moedas também foram confeccionadas e devem estar disponíveis dentro de alguns meses.
Bento 16
Lombardi informou que ontem à noite, após o encerramento oficial do seu papado, às 20h locais (16h em Brasília), Bento 16 e o secretário particular dele assistiram a alguns telejornais.
Após o jantar, o papa emérito fez uma caminhada dentro do palácio de Castel Gandolfo, residência de verão papal a 25 km de Roma, onde ficará pelos próximos dois meses. Bento 16 levou consigo diversos livros de teologia, espirituais e de história para ler.
Nas noites que antecederam a sua saída, o papa emérito tocou piano e deve continuar tocando o instrumento em Castel Gandolfo.
Depois desse período, Bento 16 irá se mudar em definitivo para um convento de clausura dentro do próprio Vaticano.
Nesta sexta-feira, o papa emérito deve passar o dia fazendo orações, segundo Lombardi, além de ler diversas mensagens que recebeu.
Hoje pela manhã, o vice-camerlengo Luigi Celata foi ao Palácio de Laterano para fechar o apartamento papal que há no local.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.