Topo

Sulamericanos dizem que novo papa cumpre promessa de João Paulo 2º

Patrícia Araújo

Do UOL, da Cidade do Vaticano

13/03/2013 17h55

O anúncio de que o novo papa havia sido escolhido tomou toda a praça de São Pedro de surpresa nesta quarta-feira (13). Mas quando o nome do argentino Jorge Mario Bergoglio foi dito na sacada da basílica, uma onda de comoção tomou conta principalmente dos sulamericanos. Para eles, o fato de o primeiro papa não europeu ser América do Sul é um sinal de que a Igreja finalmente se abriu para todos os povos do planeta.

“Eu tenho a certeza de que será um bom pastor. É um homem sensível, carismático, humilde. Vai ser um bom pastor para seu rebanho. Ele escolheu o nome de Francisco, como Francisco de Assis”, disse o colombiano Egberto Amortegui.

Segurando uma imensa bandeira da Costa Rica, José Andrez Bernal gritava junto com os amigos: “habemus papam”. Para ele, a escolha de Bergoglio seria o cumprimento da promessa de João Paulo 2º. “Ele cumpre as palavras de João Paulo 2º quando disse que a América Latina é a esperança de Igreja."

Francisco de Assis

Para a argentina Marica Cecília Amora, o anúncio do nome do cardeal sulamericano foi uma surpresa. “Não esperava. Pensava que seria um papa brasileiro. Falava-se muito sobre o papa brasileiro [dom Odilo Scherer]. Mas bem [sic], se o Espírito Santo iluminou todos os cardiais e saiu Bergoglio [Jorge Mario], me alegro muitíssimo.”


Para ela, a escolha do nome Francisco 1º já é o primeiro sinal de um papado mais próximo do povo. “Ele escolheu um nome para homenagear Francisco de Assis. Ele vai ser um bom papa. É uma boa pessoa, carismático, humilde.”