Topo

Inspirado em Columbine, adolescente planejava explodir escola nos EUA

Do UOL, em São Paulo

27/05/2013 10h56

Um adolescente foi detido por armazenar bombas e planejar explodir a escola onde estudava no Estado do Oregon (EUA). Segundo a promotoria, o jovem se inspirou no massacre de Columbine, ocorrido em 1999, quando dois estudantes mataram 13 pessoas em uma escola no Colorado (EUA).

Grant Acord, 17, responderá à Justiça como um adulto. Segundo o promotor John Haroldson, investigadores encontraram seis bombas caseiras escondidas em um compartimento secreto no quarto do jovem.

Acord foi preso e levado a uma penitenciária juvenil na quinta-feira (25) depois que a polícia recebeu uma denúncia de que o adolescente planejava explodir a escola West Albany High School.

Haroldson contou que o jovem havia escrito seu plano em um papel, com detalhes dos artefatos e uma linha do tempo para o ataque.

“Há indicativos que o ataque poderia acontecer a qualquer momento”, afirmou o promotor.

Segundo o promotor, não havia evidências de que Acord desejava atingir um grupo específico de pessoas. Para Haroldson, os alunos e funcionários da escola escaparam de uma tragédia por muito pouco.

“Não consigo mensurar a sorte que tivemos de termos impedido o ataque. Quando analiso as evidências, estremeço ao pensar no que poderia ter acontecido”, disse.

A família de Acord ainda não se pronunciou oficialmente.

Em dezembro do ano passado, um homem matou 20 crianças e seis adultos na escola Sandy Hook em Newtown, Connecticut (EUA). O suspeito, Adam Lanza, estava armado com quatro pistolas e também assassinou sua própria mãe e se suicidou após o massacre. (Com AP)