Topo

Em perfil falso no LinkedIn feito por Israel, presidente do Irã vira "defensor da proliferação nuclear"

Do UOL, em São Paulo

25/09/2013 13h48

A Embaixada de Israel nos Estados Unidos publicou um perfil falso do presidente do Irã, Hasan Rowhani, usando o desenho da página do LinkedIn, a rede social para profissionais.

Reprodução do tuíte da Embaixada de Israel com o perfil falso

  • Reprodução/ Twitter

O perfil, escrito em inglês, ironiza o discurso do governo iraniano de que não busca produzir armas nucleares. Em sua conta na rede de microblogs Twitter, a embaixada escreve: "Como seria o LinkedIn do presidente do Irã Rowhani? Nós pensamos em destacar suas habilidades pré-UNGA (sigla em inglês para Assembleia Geral das Nações Unidas)". [Clique aqui e veja o post original]

Em um dos trechos do perfil, o falso Rouhani se identifica como um "defensor da proliferação nuclear".

O falso Rowhani também escreve que está em campanha para mudar a imagem do Irã para a de uma nação pacífica enquanto adquire armas nucleares. "Desde minha eleição como presidente iraniano em 2013, eu desenvolvi e realizei uma campanha de relações públicas sem precedentes para o governo iraniano", escreve.

"Apesar de tudo, eu asseguro que o regime mantém seu papel de principal patrocinador mundial de atividades terroristas pelo mundo", escreve o falso Rouhani.

O perfil seria uma reprodução independente. No site da rede social, não há registro do falso perfil.

"Graças a uma série de declarações, tuítes, operações de comunicação e sorrisos, consegui transformar o regime dos aiatolás, inimigo dos direitos humanos, em um regime moderado, fonte de esperança", ironizou a embaixada por meio do perfil.

O perfil foi disponibilizado na última segunda-feira (23), na véspera do discurso de Rowhani na Assembleia Geral da ONU.

Em seu discurso na ONU, o presidente iraniano disse que seu país não representa ameaça para o mundo e afirmou que o programa nuclear de Teerã é pacífico.

"Fala-se muito na 'ameaça do Irã'. Mas o Irã não representa absolutamente ameaça alguma para o mundo. Sempre fomos um defensor da paz justa e da segurança completa", afirmou Rowhani.

"Devemos eliminar todas as inquietudes que existem em relação ao programa nuclear pacífico do Irã. As armas nucleares e outras armas de destruição em massa nunca terão lugar no Irã", completou.

Horas depois, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que o discurso do presidente iraniano foi "cínico" e que Teerã tenta ganhar tempo para desenvolver armas nucleares. "Foi um discurso cínico repleto de hipocrisia", afirmou Netanyahu em comunicado.

"Não tinha nenhuma sugestão prática para encerrar o programa nuclear militar do Irã e não se compromete a cumprir as decisões do Conselho de Segurança da ONU. Isso é exatamente o plano iraniano, falar e ganhar tempo a fim de promover a capacidade do Irã em obter armas nucleares."

Veja reprodução do perfil falso do presidente do Irã