Topo

Autoridades apreendem aligátor mantido como "pet" por 37 anos nos EUA

Jaxson, de 2,45 m, era criada como animal de estimação há 37 anos por família de LA - Centro de Controle de Animais de Los Angeles/AP
Jaxson, de 2,45 m, era criada como animal de estimação há 37 anos por família de LA Imagem: Centro de Controle de Animais de Los Angeles/AP

Do UOL, em São Paulo

15/01/2015 15h14

Uma família de Los Angeles, na Califórnia (EUA), manteve um aligátor (também conhecido como jacaré-americano) como animal de estimação por 37 anos. O animal, uma fêmea, foi apreendido pelo Centro de Controle de Animais da cidade nesta semana.

Jaxson, de 2,45 metros, era criada por Laura Matson. Ela se encarregou de cuidar do réptil há poucos anos –o animal pertencia ao marido dela, Jim, que morreu recentemente. Ele cuidava do animal desde bebê, quando o adquiriu em 1977.

Jaxson foi encontrada pelos agentes junto com a carcaça de dois gatos mortos, que estavam sob uma caixa.

A família negou usar felinos para alimentar o aligátor, porém autoridades investigam se pequenos animais pertencentes a vizinhos foram usados na “dieta” de Jaxson.

Ao canal televisivo “KCAL”, Laura afirmou alimentar Jaxson “apenas com frango” e que ela “sempre viveu cercada de gatos de estimação da família”.

Para Laura, a apreensão foi como “perder parte da família e de Jim”. “Entendo que é ilegal, mas quando se trata de um pet, você o protege e pessoas se envolvem com ele”, disse Ron Gorecki, irmão de Laura.

A família teria tentado doar o animal para o zoo de Los Angeles, mas eles não tinham espaço para a aligátor. Foi para lá que Jaxson foi levada após ser  apreendida.

O Centro de Controle de Animais de Los Angeles ainda conduz uma investigação criminal contra Laura Matson e deve apresentar o resultado em breve à promotoria de Justiça da cidade. (Com CNN)