Terremoto de forte intensidade atinge a Papua-Nova Guiné
Um tremor de terra de magnitude 6,8 atingiu a ilha de Nova Bretanha, na Papua-Nova Guiné, às 5h06 (horário de Brasília) desta sexta-feira (1º), segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês). O terremoto ocorre quase uma semana após o abalo de magnitude 7,8 com epicentro no Nepal, e que até o momento deixou mais de 6.200 mortos.
O tremor de terra da Papua-Nova Guiné foi 10 vezes mais fraco que o de semana passada, que além do Nepal atingiu ainda o sudoeste da China e o norte da Índia, e não há relatos de vítimas até o momento. Na quinta-feira a mesma ilha já havia sido epicentro de um tremor mais leve.
O USGS registrou o epicentro do tremor a 53 km de profundidade e 110 km a sudoeste de Kopopo, capital da Nova Bretanha Oriental.
A ilha de Nova Guiné, cuja metade ocidental pertence à Indonésia, está sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, região de grande atividade sísmica e vulcânica, sacudida ao ano por mais de 7 mil tremores, a maior parte deles moderados.
Em 1998, um terremoto de magnitude 7 no mar de Bismarck, no leste de Papua Nova Guiné, provocou em um tsunami que destruiu dezenas de aldeias e matou mais de 2.200 pessoas. (Com Efe)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.