PUBLICIDADE
Topo

Terremoto de forte intensidade atinge a Papua-Nova Guiné

Reprodução/USGS
Imagem: Reprodução/USGS

Do UOL, em São Paulo

01/05/2015 06h12Atualizada em 01/05/2015 07h40

Um tremor de terra de magnitude 6,8 atingiu a ilha de Nova Bretanha, na Papua-Nova Guiné, às 5h06 (horário de Brasília) desta sexta-feira (1º), segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês). O terremoto ocorre quase uma semana após o abalo de magnitude 7,8 com epicentro no Nepal, e que até o momento deixou mais de 6.200 mortos.

O tremor de terra da Papua-Nova Guiné foi 10 vezes mais fraco que o de semana passada, que além do Nepal atingiu ainda o sudoeste da China e o norte da Índia, e não há relatos de vítimas até o momento. Na quinta-feira a mesma ilha já havia sido epicentro de um tremor mais leve.

O USGS registrou o epicentro do tremor a 53 km de profundidade e 110 km a sudoeste de Kopopo, capital da Nova Bretanha Oriental.

A ilha de Nova Guiné, cuja metade ocidental pertence à Indonésia, está sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, região de grande atividade sísmica e vulcânica, sacudida ao ano por mais de 7 mil tremores, a maior parte deles moderados.

Em 1998, um terremoto de magnitude 7 no mar de Bismarck, no leste de Papua Nova Guiné, provocou em um tsunami que destruiu dezenas de aldeias e matou mais de 2.200 pessoas. (Com Efe)

Internacional