Topo

"Nossas preces foram atendidas", diz presidente do Irã

AFP
Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

14/07/2015 08h22

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, afirmou nesta terça-feira (14) em pronunciamento na TV que o acordo nuclear entre o país persa e as potências ocidentais representa uma "nova página" na história. 

"Anuncio à nossa nação que nossas preces foram atendidas", afirmou Rouhani.

Segundo ele, o acordo irá derrubar vários preconceitos que existem há anos em relação ao Irã -- especialmente a crença de que o país busca construir armas nucleares.

Rouhani afirmou que essas armas "são contra nossa religião" e contradizem um decreto do líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, contra a bomba atômica. 

O presidente lembrou ainda que as sanções internacionais que foram impostas ao país devido ao programa nuclear tiveram um peso importante sobre a população e serão em breve levantadas.

"Se este acordo for aplicado corretamente (...) podemos pouco a pouco eliminar a desconfiança", afirmou, referindo-se às tensas relações entre Teerã e os países ocidentais.

Pelo acordo, o Irã desmantelará dois terços de suas centrífugas. Inspetores terão acesso a todas as instalações nucleares iranianas.

Compromisso

O Irã vai cumprir as promessas feitas como parte do acordo histórico sobre o programa nuclear do país fechado com seis potências mundiais, que abre as portas para uma alívio nas sanções contra Teerã em troca de limitações na atividade nuclear do país, disse uma autoridade iraniana nesta terça-feira.

"O Irã vai cumprir os seus compromissos", disse a autoridade, sob condição de anonimato. "Nós achamos que podemos viver com o que concordamos, e não prevemos qualquer problema". (Com agências internacionais)