Topo

Abaaoud participou de 4 tentativas de atentado na França, diz ministro

AP
Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

19/11/2015 12h42

O belga Abdelhamid Abaaoud, apontado como o mentor dos ataques em Paris e que foi morto pela polícia francesa na quarta-feira (18), participou de quatro tentativas de atentados na França, todas frustradas, segundo o ministro do Interior do país, Bernard Cazeneuve.

Cazeneuve afirmou hoje, após a confirmação da morte, que Abaaoud teve um papel fundamental na realização dos ataques que deixaram 129 mortos na última sexta-feira (13) em Paris e disse que a investigação “permitirá reconstituir os passos do terrorista”. Além disso, o ministro detalhou as informações que as autoridades francesas tinham sobre o belga de 28 anos.

“Das seis tentativas frustradas de atentado na França desde a primavera de 2015 [outono no Brasil], Abaaoud aparentemente esteve ligado a quatro delas. Esses ataques foram preparados com os mesmos procedimentos: planejados fora e executados por cidadãos europeus que receberam treinamento com armas no exterior”, disse Cazeneuve.

Alfinetada

O ministro do Interior disse que a França não recebeu nenhuma informação por parte de outros países europeus de que o belga poderia ter voltado ao continente após ter se instalado na Síria, em 2014. 

Somente três dias após os atentados, um serviço de inteligência "fora da Europa" informou aos franceses que Abbaoud poderia ter sido visto na Grécia.

O belga estava na mira de um mandado de prisão europeu e internacional expedido pela Bélgica e tinha sido condenado à revelia a 20 anos de prisão por recrutamento terrorista.

Cazeneuve afirmou que a França dependeu somente de seus próprios serviços de inteligência para conhecer a informação de que Abaaoud estava no país.

Alvo da operação em Saint-Denis

Segundo o ministro Cazeneuve, Abaaoud era o principal alvo da operação de quarta-feira.

Além da morte do suposto mentor dos ataques, uma mulher, apontada pela imprensa francesa como prima de Abaaoud, morreu ao detonar explosivos presos a seu corpo quando foi interceptada pela polícia em um apartamento em Saint-Denis, durante as buscas. Oito pessoas foram presas. O ministro não deu detalhes sobre a identidade da mulher e dos detidos.

Cazeneuve ainda disse que a França não tinha qualquer informação sobre o paradeiro de Abaaoud --as autoridades acreditavam que ele estava na Síria. “Nenhuma informação sobre sua trajetória antes de chegar à França, de qualquer país europeu, chegou até nós”, alegou. (com agências e jornais internacionais)