Chimpanzé que fuma atrai visitantes a zoológico da Coreia do Norte

Eric Almadge

Da Associated Press, em Pyongyang

  • Wong Maye-E/AP

    Azalea acende um cigarro no zoológico de Pyongyang, Coreia do Norte

    Azalea acende um cigarro no zoológico de Pyongyang, Coreia do Norte

O zoológico de Pyongyang, na Coreia do Norte, tem uma nova estrela: Azalea, uma chimpanzé fumante.

De acordo com informações do zoológico, que se tornou o destino preferido para passeios na capital da Coreia do Norte desde sua reabertura em julho, a chimpanzé de 19 anos, cujo nome em coreano é Dallae, fuma um pacote de cigarros por dia.

Os funcionários do zoológico, no entanto, insistem que a primata não traga a fumaça do cigarro.

Wong Maye-E/ AP
Segundo um funcionário do zoológico, a chimpanzé fuma, mas não traga

Um funcionário joga um isqueiro e a chimpanzé acende seu próprio cigarro. Se o isqueiro não está disponível, ela acende o cigarro com a bituca de outro.

A cena pode desagradar as pessoas em vários outros lugares, mas ela parece divertir os visitantes. Em uma quarta-feira, eles riam alto quando a chimpanzé, uma das duas que estão no zoológico, se sentava com um cigarro na boca sob as ordens de seu adestrador. O adestrador também fazia com que a animal tocasse o nariz, se curvasse em agradecimento e apresentasse uma dança simples.

O zoológico atrai milhares de visitantes por dia com atrações tradicionais, como elefantes, girafas, pinguins e macacos, e com um museu de história natural de alta tecnologia, com telas mostrando a origem do sistema solar e a evolução da vida na Terra.

Wong Maye-E/ AP
A chimpanzé Azalea acende um cigarro com a bituca de outro

Outra atração popular que pode surpreender os visitantes estrangeiros é a ala dos cães, com espécies da raça pastor alemão a shih tzu. O zoológico também faz apresentações com animais adestrados, incluindo macacos que jogam basquete e cães que parecem treinados para fazer cálculos de somar ou subtrair em um abaco.

A renovação para o novo zoológico começou em 2014 como parte do esforço do líder norte-coreano Kim Jong-un para criar estruturas e centros de lazer mais modernas e impressionantes na capital.

A história do zoológico, originalmente, teve início em 1959, quando Kim Il Sung, o primeiro líder do país e avô de Kim Jong-un, ordenou a sua construção. Segundo a história oficial do zoológico, ele começou com apenas 50 texugos.

Tradutor: UOL

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos