Imagem de escoteira enfrentando neonazista vira símbolo de luta contra radicais

Do UOL, em São Paulo

  • Vladimir Cicmanec

    Escoteira encara neonazista durante ato em Brno, República Tcheca

    Escoteira encara neonazista durante ato em Brno, República Tcheca

A imagem de uma escoteira confrontando um neonazista durante protesto em Brno, na República Tcheca, na última segunda-feira (1º) ganhou as redes sociais como símbolo da luta contra extremistas.

Na fotografia feita pelo fotógrafo amador Vladimir Cicmanec, Lucie Myslíková, de 16 anos, confronta um manifestante de extrema-direita que gesticula agressivamente.

Myslikova fez parte de um grupo de escoteiros que se uniu a uma manifestação contrária ao protesto conduzido por neonazistas no Dia do Trabalho, na última segunda-feira (1º), em Brno, a segunda maior cidade da República Tcheca.

Segundo o fotógrafo Cicmanec, em entrevista à rede CNN, a garota "se manteve firme e deu alguns argumentos profundos" ao manifestante.

A contra-manifestação contou com um número superior de participantes em comparação ao número de neonazistas.

A Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM, na sigla em inglês) postou uma fotografia do ato em seu perfil no Facebook com a mensagem: "Pessoas de todos os caminhos da vida, escoteiros entre eles", foram às ruas durante uma marcha da extrema-direita ontem [segunda-feira] para expressar seu apoio aos valores da diversidade, paz e compreensão. Criando um mundo melhor!"

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos