Topo

Imagem de escoteira enfrentando neonazista vira símbolo de luta contra radicais

Escoteira encara neonazista durante ato em Brno, República Tcheca - Vladimir Cicmanec
Escoteira encara neonazista durante ato em Brno, República Tcheca Imagem: Vladimir Cicmanec

Do UOL, em São Paulo

04/05/2017 09h25

A imagem de uma escoteira confrontando um neonazista durante protesto em Brno, na República Tcheca, na última segunda-feira (1º) ganhou as redes sociais como símbolo da luta contra extremistas.

Na fotografia feita pelo fotógrafo amador Vladimir Cicmanec, Lucie Myslíková, de 16 anos, confronta um manifestante de extrema-direita que gesticula agressivamente.

Myslikova fez parte de um grupo de escoteiros que se uniu a uma manifestação contrária ao protesto conduzido por neonazistas no Dia do Trabalho, na última segunda-feira (1º), em Brno, a segunda maior cidade da República Tcheca.

Segundo o fotógrafo Cicmanec, em entrevista à rede CNN, a garota "se manteve firme e deu alguns argumentos profundos" ao manifestante.

A contra-manifestação contou com um número superior de participantes em comparação ao número de neonazistas.

A Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM, na sigla em inglês) postou uma fotografia do ato em seu perfil no Facebook com a mensagem: "Pessoas de todos os caminhos da vida, escoteiros entre eles", foram às ruas durante uma marcha da extrema-direita ontem [segunda-feira] para expressar seu apoio aos valores da diversidade, paz e compreensão. Criando um mundo melhor!"