Grande júri vai analisar acusações de envolvimento russo nas eleições dos EUA, diz jornal

Do UOL, em São Paulo

  • Lucas Jackson/ Reuters

    26.set.2016 - Donald Trump Jr. (esq.), Jared Kushner (centro) e Donald Trump (dir.) depois de debate com Hillary Clinton durante campanha presidencial, em setembro de 2016

    26.set.2016 - Donald Trump Jr. (esq.), Jared Kushner (centro) e Donald Trump (dir.) depois de debate com Hillary Clinton durante campanha presidencial, em setembro de 2016

O conselheiro especial Robert Mueller convocou um grande júri em Washington para investigar as alegações de interferência da Rússia nas eleições de 2016, disse o "Wall Street Journal "nesta quinta-feira (3), citando duas pessoas familiarizadas com o assunto.

O grande júri iniciou seu trabalho nas últimas semanas e é um sinal de que o inquérito de Mueller sobre os esforços da Rússia para influenciar as eleições e se houve conluio com a campanha do presidente Donald Trump está crescendo, disse o jornal.

Segundo a Reuters, intimações de grande júri foram emitidas em relação a um encontro de junho de 2016 que incluiu o filho do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o genro do presidente e uma advogada russa.

A Rússia ofuscou grande parte dos seis primeiros meses de Trump na Presidência. Agências de inteligência dos Estados Unidos concluíram que a Rússia trabalhou para inclinar a eleição presidencial a favor de Trump. Mueller, que foi nomeado conselheiro especial em maio, está liderando a investigação, que também analisa possível conspiração entre a campanha de Trump e a Rússia.

Moscou nega qualquer envolvimento e Trump nega qualquer conspiração de sua campanha, enquanto denuncia frequentemente as investigações como caças às bruxas política.

O uso de Mueller de um grande júri pode lhe dar ferramentas extensas para buscar evidências, incluindo emitir intimações e obrigar testemunhas a prestarem declarações. A formação do grande júri foi relatada primeiro pelo Wall Street Journal.

Um porta-voz de Mueller se negou a comentar.

Um grande júri é um grupo de cidadãos comuns que, trabalhando a portas fechadas, considera evidências de possíveis atos irregulares criminais que um procurador está investigando e decide se acusações devem ser feitas.

"Este é um desenvolvimento sério na investigação de Mueller", disse Paul Callan, um ex-procurador.

"Dado que Mueller herdou uma investigação que começou meses atrás, isto sugeriria que ele descobriu informações apontando na direção de acusações criminais. Mas contra quem é a pergunta real."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos